CURSOS ONLINE GRÁTIS NA COMPRA DE UM DOS 1400 CURSOS ONLINE

Definição de Pronome

Artigo por Colunista Portal - Educação - quinta-feira, 25 de abril de 2013

Tamanho do texto: A A

O pronome subistitui um nome
O pronome subistitui um nome
Pronome é a palavra variável em gênero, número e pessoa que representa ou acompanha o substantivo, indicando sua posição em relação às pessoas do discurso ou situando o mesmo no espaço e no tempo.

Conforme sugere a própria etimologia da palavra – Pronome – Substitui um nome. Quando o pronome representa o substantivo, dizemos tratar-se de pronome substantivo.

Ex:
Convidei-a para a festa.
Ela não veio.

Se tomarmos um pronome substantivo isolado, ou seja, fora do contexto, ele não tem significado; não teremos condições de identificar o ser a que ele se refere. Portanto, o pronome expressa um ser apenas quando inserido num contexto.

Ex:
Paula é uma pessoa divertida. Convidei-a para o passeio, mas ela não veio.

Quando o pronome acompanha o substantivo, restringindo a extensão de seu significado, dizemos tratar-se de pronome adjetivo.


Ex:
Esta casa é nova.
Meu livro está rabiscado.
Muitos livros são complicados.
Por serem capazes de fazer referência a outros elementos do texto, os pronomes são instrumentos gramaticais, bastante úteis para “amarrar” ideias, funcionando como importantes elementos de coesão textual.

Há, em português, seis espécies de pronomes: pessoais, possessivos, demonstrativos, relativos, indefinidos e interrogativos.
CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.