artigo

segunda-feira, 15 de abril de 2013 - 17:58

Tamanho do texto: A A

Prevenção de riscos no ambiente de trabalho

por: Colunista Portal - Educação

Segurança no trabalho de saúde
Segurança no trabalho de saúde
O conceito de prevenção, no campo da Saúde Pública, possui o enfoque à prevenção de doenças, incluindo o controle dos fatores de risco e o diagnóstico precoce das doenças. No campo das ciências ambientais e nas áreas que estudam o risco, a prevenção consiste nas estratégias e ações determinadas para evitar a ocorrência dos acidentes e das doenças relacionadas ao trabalho (MENDES, 2005).

Segundo Porto (2000), a definição de prevenção condiz com o conjunto de medidas para evitar danos à saúde do trabalhador, sendo desenvolvidas por meio de políticas públicas, legislação, e a partir da atuação de instituições públicas e da ação organizada dos trabalhadores envolvidos.

Para tanto, os profissionais envolvidos na prevenção e controle dos riscos se utilizarão de instrumentos para quantificar as exposições, através de normas que regulamentam tais exposições, e da abordagem sistemática por meio de medidas das áreas administrativas, engenharia e com foco nas relações interpessoais.

Segundo estudos sobre o assunto, a prevenção será desenvolvida ao buscar eliminar qualquer agente ou situação de risco, ou mesmo redução máxima, considerando medidas preventivas que modifiquem o processo de trabalho no ambiente laboral. Afirmam inclusive a importância de considerar o processo de trabalho, valorizando a comunicação e a educação dos riscos aos trabalhadores, fortalecendo práticas adequadas de trabalho, aplicando a vigilância contínua e estimulando o uso dos equipamentos de proteção individual (EPI), abordando a higiene pessoal.

Quer dizer, apontando níveis de ações preventivas envolvendo desde o trabalhador enquanto indivíduo, o posto ou setor de trabalho, perpassando para o nível coletivo da empresa e também os aspectos ambientais em geral.

De acordo com o Manual de diretrizes do risco na saúde ocupacional, existe uma classificação de prevenção atendendo a alguns princípios.

Na prevenção primária de riscos ocupacionais a ideia primordial é que as medidas e técnicas favoreçam a eliminação ou redução dos riscos, atuando na fonte. A partir de princípios como evitar e reduzir:

• Utilização de materiais, equipamentos e processos de risco;

• Formação de agentes ou fatores de risco no ambiente;

• Liberação de agentes de risco no ambiente e que os trabalhadores sejam atingidos.

A outra classificação é a Ação Preventiva Antecipada com o enfoque na higiene e segurança no planejamento do processo organizacional da empresa pensando nos equipamentos, máquinas e locais de trabalho. Reforçando a questão de que economias em curto prazo podem significar gastos importantes a longo prazo. Os princípios deste tipo de ação são:

• Avaliação do impacto ocupacional e ambiental do processo do trabalho;

• Escolha de tecnologia, processos e máquinas, os quais produzam a menor exposição aos poluentes e com possibilidade de fácil manipulação do pessoal da limpeza e manutenção;

• Inclusão no projeto organizacional da forma de tratamento dos efluentes e resíduos tóxicos diminuindo o impacto ambiental;

• Treinamento dos envolvidos na operação e manutenção de equipamentos e máquinas com sistema de controle e avaliação e também preparação de toda a equipe frente à situação de emergência.

CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Enfermagem

ASSINE E RECEBA GRÁTIS

e-Book
livro digital

Grátis um e-book mensalmente. Assine já e receba o e-book: INGLÊS PARA
NEGÓCIOS

Top10
Artigos

Receba e leia os principais artigos sobre diversos
temas. São mais de 30 áreas!

Palestras online

Assista palestras ao vivo toda quinta-feira e veja as dezenas de palestras gravadas em várias áreas

Lições de inglês

Atividades totalmente interativas para você exercitar o seu
inglês!

e-Revista
revista digital

Todo trimestre, uma nova edição sobre os principais temas de cada área. Boa leitura!