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quarta-feira, 3 de abril de 2013 - 16:00

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Mercados-alvo, posicionamento e segmentação nas organizações públicas

por: Colunista Portal - Educação

Definição de publico alvo
Definição de publico alvo
As organizações privadas conseguem com naturalidade definir seus mercados-alvo e neles focarem todas as suas ações, mas e no caso das organizações públicas será isso possível? Para você, como uma organização pública pode definir mercados-alvo se ela possui uma ampla diversidade de pessoas que precisam dos seus bens e serviços?

No caso das organizações públicas a definição de um mercado alvo não representa necessariamente o foco em um único público e o desprezo a todos os demais, mas sim a consciência da existência de múltiplos mercados a serem atendidos e para os quais deverão se desenvolver alternativas específicas. Para a população de baixa renda, por exemplo, devem ser concebidos determinados tipos de produtos e serviços, enquanto para turistas ou um grupo empresarial devem ser concebidos outros.

Para a definição, entretanto, de quem são os mercados-alvo é fundamental a realização da segmentação do mercado, ou seja, a divisão deste em grupos com características muito parecidas, o que facilita o desenvolvimento das ações específicas de marketing. Segundo Ferrel e Hartline (2009, p. 175), a segmentação de mercado pode ser definida como “[...] o processo de divisão do mercado total para um determinado produto ou uma categoria de produtos em segmentos ou grupos relativamente homogêneos [...]”.

No setor público, por exemplo, é importante segmentar os usuários do sistema de saúde, classificando-os em grupos similares quanto a idade, sexo, renda, patologias e assim por diante, pois essa segmentação facilita o processo de identificação das necessidades dos que estão inseridos nesses segmentos e o desenvolvimento de ações que possam atender tais necessidades.

Realizar a segmentação, entretanto, não é um processo fácil e requer o uso de ferramentas que possibilitem identificar as características do mercado e a sua classificação em grupos. Um instrumento muito útil para isso é o Censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), assim como as diversas outras pesquisas realizadas por ele e por outros institutos, além é claro das ferramentas específicas desenvolvidas pelas próprias organizações, como, por exemplo, os seus bancos de dados.
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