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Classificação de produtos quanto à durabilidade e tangibilidade

Artigo por Colunista Portal - Educação - terça-feira, 2 de abril de 2013

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para os bens duráveis a estratégia é a disponibilização em locais
para os bens duráveis a estratégia é a disponibilização em locais
Bens não duráveis

Tangível, de pouco uso (uma ou poucas vezes). Estratégia mais adequada é disponibilização em muitos locais, pequenas margens de lucro no varejo e anúncios maciços para induzir experimentação. Exemplo: bebidas e produtos de limpeza.

Bens duráveis

Tangível, usado normalmente durante um período de tempo mais longo. Estratégia está associada à venda pessoal e serviços, margem de lucro mais elevada no varejo e requer mais garantias do fabricante. Exemplo: vestuário e eletrodomésticos.

Serviços

Intangível, inseparável, variável e perecível. Normalmente exige mais controle de qualidade, credibilidade do fornecedor e adaptabilidade. Exemplo: serviços de beleza e assessoria jurídica.

Já quanto ao uso para consumo, eles podem ser classificados em função do hábito de compra, podendo ser bens de conveniência, de compra comparados, de especialidade e não procurados.

Classificação de produto quanto ao uso para consumo

Bens de conveniência


Comprados com frequência, imediatamente e sem esforço. Podem ser: básicos, como creme dental, que são comprados com regularidade; bens de impulso, como uma barra de chocolate, cuja compra é feita sem planejamento ou esforço de busca; e bens de emergência, como um pneu de carro para substituir um que estourou. A estratégia para bens de impulso e emergência é disponibilizá-los em locais onde os consumidores se sentirão estimulados a consumi-los ou encontrá-los com facilidade.

Bens de compra comparados


Durante processo de seleção e compra, consumidor os comparam em termos de adequação, qualidade, preço e modelo. Podem ser: homogêneos, quando são semelhantes em qualidade, mas com diferenças significativas em termos de preço; heterogêneos, quando diferenças concentram-se em aspectos cuja importância é maior do que a do preço. No caso de heterogêneos, estratégia deve buscar oferecer maior variedade para satisfação de gostos individuais do consumidor e, ainda, apresentar equipe de vendas bem treinada para informação e orientação dos consumidores.

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