CURSOS ONLINE GRÁTIS NA COMPRA DE UM DOS 1400 CURSOS ONLINE

Valores e princípios na programação de um sistema de rede

Artigo por Colunista Portal - Educação - quinta-feira, 28 de março de 2013

Tamanho do texto: A A

O desenvolvedor cria soluções genéricas para facilitar alterações
O desenvolvedor cria soluções genéricas para facilitar alterações
Para atender rapidamente às necessidades do cliente, quase sempre um dos valores mais importantes é a simplicidade na execução das tarefas necessárias para se alcançar aquele objetivo. Normalmente o que o cliente quer é muito mais simples do que aquilo que os programadores constroem.

Por isso, tenha em mente que em geral, a solução mais simples, tende a ser a ideal, pois resolve o problema de forma mais rápida, retornando para o cliente de forma mais rápida, com menor custo e esforço e deverá gerar um esforço de suporte e manutenção reduzido no futuro, quando esse mesmo sistema apresentar algum erro ou precisar ser modificado por conta de algum novo requisito.

Projeto simples significa dizer que caso o cliente tenha pedido que na primeira versão a ser entregue, apenas o usuário "admin" possa acessar o sistema e ter acesso a todos os módulos, será feito o código exato para que este objetivo seja alcançado, sem se preocupar com sistemas de autenticação e restrições de acesso.

Um erro comum ao adotar essa prática é a confusão por parte dos programadores do significado de código simples e código fácil. Nem sempre o código mais fácil de ser desenvolvido (que demanda menor tempo) levará a uma solução mais simples para o projeto. Esse entendimento é fundamental para o bom andamento do XP. Código fácil deve ser identificado e substituído por código simples e que atenda integralmente ao pedido e que deverá ser entregue pela equipe.
CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.