CURSOS ONLINE GRÁTIS NA COMPRA DE UM DOS 1400 CURSOS ONLINE

Principais movimentos realizados pelos segmentos do corpo

Artigo por Colunista Portal - Educação - terça-feira, 12 de março de 2013

Tamanho do texto: A A

Todo movimento é realizado em um plano determinado
Todo movimento é realizado em um plano determinado
Antes de iniciarmos é importante você saber uma regra do movimento humano. “Todo movimento acontece em torno de um eixo que é sempre perpendicular ao plano no qual o movimento se realiza”. Assim, todo movimento é realizado em um plano determinado e o eixo de movimento é perpendicular àquele plano.

Os movimentos executados pelo segmento do corpo recebem nomes específicos e falaremos aqui os mais importantes. Movimentos angulares, onde há uma diminuição ou um aumento do ângulo entre o segmento que se desloca e o segmento que permanece fixo.

Quando ocorre a diminuição do ângulo entre os segmentos, diz flexão. Quando ocorre um aumento do ângulo entre os segmentos, diz extensão. Esses tipos de movimentos ocorrem no plano sagital e o eixo do movimento é latero lateral.

Quando o segmento aproxima-se da linha mediana, diz adução. Quando o segmento afasta-se da linha mediana, abdução. Esses tipos de movimentos ocorrem no plano frontal e o eixo do movimento é ântero posterior.

Quando a face anterior do segmento gira em direção ao plano medial, diz rotação medial ou interna. Quando a face anterior do membro gira em direção ao plano lateral, diz rotação lateral ou externa.

Esses tipos de movimentos ocorrem no plano transversal e o eixo do movimento é longitudinal ou crânio podálico. A combinação dos movimentos (adução, extensão, abdução e flexão) no qual a extremidade distal do membro descreve um círculo, diz circundação.
CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.