CURSOS ONLINE GRÁTIS NA COMPRA DE UM DOS 1400 CURSOS ONLINE

Sociedade Brasileira de Psicomotricidade

Artigo por Colunista Portal - Educação - quinta-feira, 7 de março de 2013

Tamanho do texto: A A

A associação possui unidades de representações regionais
A associação possui unidades de representações regionais

Conforme SBP (2012), no ano de 1980 no Estado do Rio de Janeiro aconteceu à fundação da Sociedade Brasileira de Terapia Psicomotora (SBTP), ligada a Sociedade Internacional de Terapia Psicomotora, mais tarde, em 08 de maio de 1986 por meio de votação, teve alterado o nome para Sociedade Brasileira de Psicomotricidade (SBP). Já em 30 de abril de 2005, para atender a legislação brasileira vigente passou a denominar-se Associação Brasileira de Psicomotricidade, permanecendo, no entanto com o nome fantasia de Sociedade Brasileira de Psicomotricidade.

Desse modo, a Sociedade “é uma entidade de caráter científico-cultural, sem fins lucrativos, fundada com o objetivo de agregar os profissionais que vinham se formando e trabalhando na área. Atualmente, busca a regulamentação da profissão por meio de projetos de lei” (SBP, 2012).

Tem com função e objetivos, contribuir com:

1. a promoção de contatos e incentivos à cooperação entre os psicomotricistas e entre estes e as organizações dos diferentes Estados interessados em pesquisas científicas e no desenvolvimento teórico - prático das disciplinas ligadas à psicomotricidade.2. A coleta e difusão de informações sobre a psicomotricidade; estudo do currículo básico para a formação do psicomotricista; 3. A organização de cursos de especialização em psicomotricidade, inclusive em colaboração com autoridades educacionais de saúde e outras; 4. A promoção de palestras, encontros, seminários, jornadas, simpósios e congressos; 5. O exame das questões éticas, morais e profissionais dos psicomotricistas, emitindo seu parecer; 6. O incentivo de todas e quaisquer atividades científicas que estejam direta ou indiretamente relacionadas com a psicomotricidade. (SBP, 2012).

A associação possui unidades de representações regionais com sedes na Bahia, Ceará, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo (SBP, 2012). Internacionalmente a SBP (2012) dialoga com as seguintes instituições

OIPR - Organização Internacional de Psicomotricidade e Relaxação - organismo internacional que congrega e regulamenta a psicomotricidade no mundo. ISPEGAE-OIPR - Instituto Superior de Psicomotricidade e Educação da Organização Internacional de Psicomotricidade. FFP - Fédération Française des Psychomotriciens (Federação Francesa dos Psicomotricistas) – França.

IRAPSIR - Instituto de Psicomotricidade no México. FMH - Faculdade de Motricidade Humana - Universidade Técnica de Lisboa – Portugal. CISERPP - Centro Italiano Studi e Ricerche in Psicologia e Psicomotricitá - Centro Italiano de Estudos e Pesquisas em Psicologia e Psicomotricidade - Verona – Itália. DANSKE PSYKOMOTORISKE TERAPEUTER - The Danish Association of Relaxation and Psychomotor Therapists - (União dos Terapeutas Psicomotores da Dinamarca) – Dinamarca. Fundacíon CITAP - Madri – Espanha. ISRP - Institut Supérieur de Reéducation Psychomotrice (Instituto Superior de Reeducação Psicomotora) – França. EFP - Fórum Europeu de Psicomotricidade. UNITALO - Centro Universitário Ítalo Brasileiro. UE - Universidade de Evora – Portugal. (SBP, 2012, grifo nosso).

A associação é o órgão de representatividade nacional e internacional que está constantemente fomentando discussões, provendo incentivos, ajudando a regulamentar a profissão e isso é de fundamental importância para aqueles que se interessam sobre o assunto e já é antigo o interesse dos profissionais por essa área e eles vêm conseguindo progredir em muitos aspectos.

Historicamente no Brasil, em 29 de maio de 1989, pelo Decreto Lei nº 97.782 foi autorizado no Rio de Janeiro o primeiro curso de graduação em Psicomotricidade (SBP, 2012). Foi possível a partir da autorização desse curso de graduação, consecutivamente o surgimento de pós-graduações lato-sensu e stricto - senso. Foi partindo desses esforços coletivos que as instituições e os profissionais engajados com a causa, começam a escrever a história a psicomotricidade no Brasil. Pinto (2010) registra que com o passar do tempo...

em síntese, podemos dizer que ao longo da história da psicomotricidade a abordagem do corpo foi modificando-se do motor para um corpo em movimento até chegar à concepção de um sujeito com um corpo em movimento, rompendo-se, assim, com o dualismo cartesiano que separa corpo e mente, e que há muito despreza e ignora o corpo em detrimento da dimensão intelectual (PINTO, 2012, p. 22).

CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.