CURSOS ONLINE GRÁTIS NA COMPRA DE UM DOS 1400 CURSOS ONLINE

As junturas cartilaginosas

Artigo por Colunista Portal - Educação - quarta-feira, 6 de março de 2013

Tamanho do texto: A A

Cartilagem hialina ou cartilagem fibrosa tem mobilidade reduzida
Cartilagem hialina ou cartilagem fibrosa tem mobilidade reduzida
Neste tipo de articulação o tecido que se interpõem é o cartilaginoso, densos feixes de colágenos alinhados.

Os tecidos podem ser de dois tipos, cartilagem hialina ou cartilagem fibrosa. Ambas apresentam mobilidade reduzida.

As junturas de cartilagem hialina são ditas sincondroses e as de cartilagem fibrosa são ditas sínfises.

As sincondroses apresentam cartilagem hialina de crescimento entre os ossos. São primariamente mecanismos de crescimento ósseo e de união temporária.

Tudo isso quer dizer o seguinte, o crescimento ósseo cessa em torno dos 20 anos, conduzindo a uma calcificação da cartilagem de crescimento e uma rígida sinostose (união óssea rígida).

Os exemplos tipos são as articulações esfeno occipital e esfeno etmoidal no crânio, manúbrio esternal na caixa torácica e discos epifisários em osso longos.

As sínfises são fortes, ligeiramente móveis e unidas aos ossos por um tecido fibrocartilaginoso. São articulações medianas, encontradas no esqueleto axial.

Estão relacionadas ao movimento e são permanentes, ou seja, quando o crescimento termina esta juntura persiste por toda a vida, com apenas mudanças mínimas com a idade, sem ocorrer à calcificação.

Exemplos típicos são os seguintes, a sínfise púbica, sínfise mentoniana e discos intrarticulares ou discos intervertebrais.
CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.