CURSOS ONLINE GRÁTIS NA COMPRA DE UM DOS 1400 CURSOS ONLINE

Vida pessoal x Vida profissional

Artigo por Colunista Portal - Educação - terça-feira, 5 de março de 2013

Tamanho do texto: A A

é preciso equilibrio entre os dois aspectos
é preciso equilibrio entre os dois aspectos
Quantas vezes você se pegou pensando o quanto sua vida profissional sofre interferências de sua vida pessoal ou vice-versa? Pois é, este não é um problema somente seu, pode acreditar. O grande número de compromissos profissionais acaba privando muitos profissionais de uma vida pessoal mais equilibrada com o trabalho, mas é importante entender que a vida pessoal é tão importante para nossa saúde mental quanto a profissional.

De acordo com Ereken (2001), é necessário que consigamos reservar tempo e energia suficiente para desfrutar das experiências que a vida nos proporciona, incluindo as pessoas e as atividades que você considera mais valiosas. Este é o fundamento mais simples, embora muito profundo para se ter uma vida bem-sucedida. Todos os outros objetivos e estratégias que foram traçadas até aqui se enquadram perfeitamente quando você consegue viver de acordo com os seus valores e de acordo com o que acredita. A maneira como planejamos nosso tempo passa às outras pessoas aquilo em que realmente acreditamos.

Ereken (2001) propõe então um desafio sobre este tema:


Você está satisfeito com a quantidade e com a qualidade do tempo que está dedicando às maiores prioridades da sua vida?

É preciso entender que sempre que decidimos por alguma coisa, estamos automaticamente abrindo mão de outra. A administração da vida consiste em uma série de escolhas. Desta maneira responda:

1. Quais são as cinco prioridades pessoais mais importantes da sua vida?

2. Quais são as cinco prioridades profissionais mais importantes da sua vida?

3. Agora avalie quanto tempo você tem se dedicado a cada uma delas nestes últimos seis meses.

4. Essas horas e dias estão contribuindo para a qualidade de vida que você deseja?

Seguindo as orientações de Ereken (2001), sugiro que agora pegue papel e caneta, anote suas prioridades pessoais e profissionais e tente fazer uma programação semanal para elas, mas esteja certo de que as prioridades determinadas por você sejam realmente aquelas coisas que exigem sua maior atenção no dia a dia, assim poderá notar se existe um equilíbrio entre estes dois aspectos de sua vida.

Se você consegue colocar mais atividades profissionais, deixando as pessoais um pouco de lado, é porque existe certo desequilíbrio entre as duas, o que pode indicar certo comprometimento na sua qualidade de vida. Se você coloca apenas prioridades pessoais e não consegue organizar as profissionais, isso pode indicar que você não tem objetivos profissionais predefinidos, o que pode vir a prejudicar seu futuro. Lembre-se: é preciso equilíbrio entre os dois aspectos.

CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.