CURSOS ONLINE GRÁTIS NA COMPRA DE UM DOS 1400 CURSOS ONLINE

Orientação profissional na pós modernidade

Artigo por Colunista Portal - Educação - segunda-feira, 4 de março de 2013

Tamanho do texto: A A

Atualmente o campo da Orientação Profissional passa por um novo estágio
Atualmente o campo da Orientação Profissional passa por um novo estágio
A Orientação Profissional é o processo pelo qual o indivíduo é ajudado a escolher e a se preparar para ingressar e progredir em uma ocupação. (SUPER; BOHN Jr., 1976).

Atualmente o campo da Orientação Profissional passa por um novo estágio: como a dinâmica do mundo é cada vez menos previsível, estabelece-se um cenário de transição que exige das pessoas adaptabilidade e multifuncionalidade e coloca a realização do projeto profissional em um contexto complexo e mutante.

Com as mudanças de paradigma, ou seja, as orientações profissionais não se atêm apenas ao ensino médio e a demanda cresce cada dia mais entre adultos empregados e desempregados, aposentados, entre outros.

A desconstrução do mercado de trabalho, fruto das grandes mudanças ocorridas nas organizações do trabalho e da mecanização, altera profundamente a relação do homem com o próprio trabalho e com seu projeto de vida.

A globalização trouxe para o homem, para educação e para relação homem-trabalho inúmeras questões. Confrontamo-nos com novas demandas e com novas ideologias que sustentam essa relação.

Antes a Orientação Profissional coincidia com um conjunto de práticas que tinha como perspectiva o ingresso no mercado de trabalho, ou seja, a transição da escola para o campo profissional: no entanto, agora, enfatiza-se o encaixe e a elaboração de projetos, no sentido de sobrevivência.
CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.