CURSOS ONLINE GRÁTIS NA COMPRA DE UM DOS 1400 CURSOS ONLINE

O que é Frenectomia?

Artigo por Colunista Portal - Educação - quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Tamanho do texto: A A

Os objetivos da frenectomia são a correção ou a eliminação de uma anomalia
Os objetivos da frenectomia são a correção ou a eliminação de uma anomalia
A frenectomia é o termo empregado em cirurgia plástica periodontal para designar a eliminação cirúrgica total de um freio. A frenotomia consiste na eliminação parcial de um freio.

Os objetivos da frenectomia são a correção ou a eliminação de uma anomalia anatômica presente na gengiva e/ou na mucosa alveolar. Essa técnica pode estar associada ou não a um retalho posicionado lateralmente ou a um enxerto gengival para recobrir a área de excisão do freio.

Os freios vestibulares maxilares e mandibulares foram descritos por Placek et aI., em 1974, em função de sua inserção referente ao periodonto marginal. Esses autores propuseram que a inserção do freio pode seguir a seguinte classificação: inserção mucosa; inserção gengival; inserção papilar; inserção interdentária.

Essa classificação também pode ser aplicada para diferenciar a inserção das bridas e dos freios linguais. Além disso, um freio pode apresentar uma inserção simples, como também dois ou três pontos de inserção, o que é mais frequentemente observado nas bridas.

Um freio não é responsável pela patologia periodontal nem pela presença de um diastema. Pode ser considerado como um fator anatômico desfavorável que está associado ao problema.

Segundo o relato da Academia Americana de Periodontologia, em 1989, a frenectomia não deve ser considerada como uma modalidade terapêutica periodontal em si, mas deve fazer parte do plano de tratamento de outros defeitos:

- Limitação dos movimentos da língua e dos lábios;

- Fechamento ortopédico de um diastema;

- Problemas puramente estéticos;

- Posição em uma crista edêntula que dificulte a realização de uma prótese;

- Associação a uma falta de tecido queratinizado.

CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.