CURSOS ONLINE GRÁTIS NA COMPRA DE UM DOS 1400 CURSOS ONLINE

Percepção Social e Interpessoal

Artigo por Colunista Portal - Educação - quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Tamanho do texto: A A

A percepção social nem sempre é consciente ou racional
A percepção social nem sempre é consciente ou racional
Toda pessoa tem seu sistema conceitual próprio, funciona como um filtro codificador, o nome disso é: padrões pessoais de referência. Esse filtro aceita ou não as informações recebidas, isso vai depender do quanto essa mensagem é ou não importante ao indivíduo.

Há uma percepção seletiva que atua como defesa, bloqueando o que não é de interesse do indivíduo. Dessa forma, cada pessoa desenvolve seu conjunto de conceitos para interpretar as experiências cotidianas.

Os padrões de referência são importantes, pois ajudam a entender o processo de comunicação. Aquilo que duas pessoas comunicam é determinado pela percepção que elas têm de si mesmas e do ambiente, ou seja, as informações trocadas são relacionadas com as percepções de cada um no ambiente em que estão envolvidas. Dessa interação entre dois indivíduos (ou mais) surge a percepção social.

A percepção social nem sempre é consciente ou racional, é um meio pela qual uma pessoa forma impressões sobre a outra com intuito de compreendê-la, e então desenvolver empatia, que nada mais é do que compreender o sentimento ou reação de outra pessoa.

A percepção social possui três aspectos:

a) Percebedor: o indivíduo que está olhando.
b) Percebido: o indivíduo que está sendo olhado.
c) Situação: o conjunto total de forças sociais e não sociais dentro das quais ocorre a percepção social.
CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.