CURSOS ONLINE GRÁTIS NA COMPRA DE UM DOS 1400 CURSOS ONLINE

Albumina, pré-albumina, transferrina e proteínas totais

Artigo por Colunista Portal - Educação - sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Tamanho do texto: A A

A albumina é um indicador pouco sensível de desnutrição
A albumina é um indicador pouco sensível de desnutrição
Segundo o Ministério da Saúde (2008), estes exames devem ser realizados para monitorar alterações no estado proteico visceral, uma vez que se apresentam diminuídos quanto à indicação de má nutrição e processos infecciosos oportunistas.

Veja os indicadores:

Albumina - é um indicador pouco sensível de desnutrição, pois a reserva corporal é grande e essa proteína possui uma meia-vida longa (20 dias). É importante observar que outros fatores não nutricionais podem afetar os níveis de albumina sérica, tais como estresse, traumatismos, cirurgias e aumento do líquido extracelular.

Pré-albumina - é uma proteína depletada precocemente em estado hipermetabólico, uma vez que tem uma vida média de dois dias e uma reserva corporal bem pequena.

Transferrina - é o parâmetro nutricional mais sensível, pois sua vida média é menor que a albumina (oito dias), bem como suas reservas orgânicas.

Proteína ligada ao retinol é outro marcador bastante sensível do estado nutricional porque possui uma meia-vida de 12 horas.
CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.