artigo

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013 - 11:04

Tamanho do texto: A A

A Importância do Equipamento de Proteção Individual - EPI´S

por: Colunista Portal - Educação

A empresa é obrigada a fornecer aos empregados gratuitamente
A empresa é obrigada a fornecer aos empregados gratuitamente
O EPI é o equipamento de proteção individual que deve ser usado pelo trabalhador exposto a risco, de acordo com a NR-6. O EPI é todo dispositivo ou produto de uso individual destinado à proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde do trabalho. O equipamento de proteção individual de fabricação nacional ou importado só poderá ser posto à venda ou utilizado com a indicação do Certificado de Aprovação – CA, expedido pelo órgão nacional competente em matéria de segurança e saúde no trabalho.

A empresa é obrigada a fornecer aos empregados, gratuitamente, EPI adequado ao risco, em perfeito estado de conservação e funcionamento. A proteção individual é indicada sempre que:
-As medidas de ordem geral não oferecem completa proteção
-Enquanto medidas de proteções coletivas estiverem sendo implantadas
-Para atender situações de emergência

Quando comprovado pela empresa, a inviabilidade técnica da adoção de medidas de proteção coletiva ou quando estas não forem suficientes para a proteção da saúde auditiva do trabalhador, o uso de proteção auricular deve ser pensado de forma imediata. O empregador deve fornecer aos trabalhadores os EPI’s adequados para a saúde auditiva dos trabalhadores expostos ao ruído, as medidas de segurança devem ser tomadas para evitar danos à saúde do obreiro.

O protetor auditivo protege o sistema auditivo contra níveis de pressão sonora superiores aos limites de tolerância (ver quadro no módulo III). Todo EPI deve ter o CA, expedido pelo Ministério do Trabalho e da Administração – MTA.

As principais características dos protetores auditivos são:
- Atenuação
- Conforto
- Compatibilidade
- Higiene
- Custo

Os procedimentos para manutenção, limpeza e higienização de protetores auditivos podem ser documentados separadamente, relatando como, por que e por quem será realizada a manutenção dos EPI’s. Todos os funcionários que estão dentro do PCA e estão expostos a áreas de risco para o ruído deverão ser instruídos sobre suas responsabilidades com relação ao uso e manutenção dos protetores.
CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Fonoaudiologia