CURSOS ONLINE GRÁTIS NA COMPRA DE UM DOS 1400 CURSOS ONLINE

Computação móvel e ubíqua

Artigo por Colunista Portal - Educação - segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Tamanho do texto: A A

A computação ubíqua e a computação móvel são muito parecidas
A computação ubíqua e a computação móvel são muito parecidas
Graças às novas tecnologias de desenvolvimento dos computadores e redes sem fio está sendo possível integrar os equipamentos de computação de grande, médio e pequeno porte aos sistemas distribuídos. Podemos citar como exemplos os notebooks, PDA’s, palmtops, celulares, pagers, câmeras de vídeo ou fotografia. Nas tecnologias atuais existem muitos equipamentos incorporados em aparelhos de som, carros, televisões e relógios.

A portabilidade é cada vez maior e a possibilidade de se conectar com redes em diferentes lugares torna a computação móvel. Esta mobilidade permite a execução de diversas tarefas enquanto o usuário desloca-se de um lugar para outro. Também é possível acessar a Internet por via remota, por meio de equipamentos próprios.

Já a computação ubíqua é a utilização de vários equipamentos computacionais de pequeno porte e baratos em residências ou escritórios. É mais conhecida com o uso do Bluetooth, facilitando seu emprego na rua ou em veículos. Também se denomina “computação pervasiva”, em que o termo “pervasivo” sugere que os pequenos equipamentos de computação finalmente tornar-se-ão tão entranhados nos objetos diários que mal serão notados. Isso significa que o uso de alguns equipamentos no cotidiano tornou-se transparente, quase imperceptível. Já o termo “ubíquo” nos dá a noção de que o acesso aos serviços está sempre presente, podendo ser acessado em qualquer lugar (SBA, 2006).

A computação ubíqua e a computação móvel são muito parecidas, pois, em princípio, o usuário pode utilizar computadores em qualquer lugar, mas, de modo geral, elas são distintas. A computação ubíqua pode ajudar o usuário enquanto ele estiver em um determinado local, como um escritório, residência ou aeroporto. Isoladamente, a computação móvel também oferece vantagens. Basta imaginar a tarefa de enviar uma mensagem por intermédio de um notebook ou de conectar um aparelho celular por meio de uma rede wireless, sem nenhum tipo de conexão que utilize cabos (Revista Brasileira de Informática na Educação, 2007).
CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.