CURSOS ONLINE GRÁTIS NA COMPRA DE UM DOS 1400 CURSOS ONLINE

O Aparelho Fonador e os Mecanismos de Produção dos Sons

Artigo por Colunista Portal - Educação - segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Tamanho do texto: A A

O conjunto de órgãos e estruturas que produzem os sons de nossa fala
O conjunto de órgãos e estruturas que produzem os sons de nossa fala
Quando falamos, produzimos uma corrente de ar que sai dos pulmões e vai até a cavidade oral, passando por diversos órgãos e estruturas. Os sons da fala são produzidos quando alguns desses órgãos e estruturas agem sobre essa corrente, ou seja, quando há mudança dessa corrente de ar. O conjunto de órgãos e estruturas que produzem os sons de nossa fala é chamado de aparelho fonador. O aparelho fonador, também chamado de trato vocal, para Palmer (2003:53) é uma “série de cavidades variadas e interligadas associada com o ato da fala, começa com a cavidade oral. Suas funções vitais são diversas, porém a principal é a ingestão de alimentos. Pode atuar também como uma passagem para o ar até o trato respiratório. Na fala, a cavidade oral atua como um volume continuamente variável para modificar o tom produzido na laringe na produção da vogal e como uma câmara de obstrução através da qual o ar exalado é direcionado pra criar algumas consoantes”.

Zemlin (2000¬) cita que o trato vocal pode ser subdividido, em bases anatômicas, em cinco cavidades: bucal ou vestibular, oral, faríngea e cavidades nasais (par).

Podemos dizer que o aparelho fonador divide-se em três partes - articulatório, fonatório e respiratório que são fisiologicamente responsáveis pela produção dos sons da fala (Silva, 1999:25).
Articulatório: é constituído pela língua, faringe, nariz, lábios e dentes; são estruturas que se encontram na parte superior da glote. O sistema articulatório é responsável por várias funções primárias, principalmente ao ato de comer – morder, mastigar, sentir o paladar, cheirar, sugar e engolir.
Fonatório: constituído pela laringe. Na laringe encontramos músculos estriados que podem obstruir a passagem da corrente de ar – as pregas vocais. A glote é o espaço decorrente da não obstrução dos músculos laríngeos. A função primária da laringe é atuar como válvula que obstrui a entrada de alimentos nos pulmões por meio do abaixamento da epiglote.
Respiratório: constituído pela traqueia, pulmões, brônquios e diafragma. Encontra-se na parte inferior à glote – cavidade infraglotal. Sua função principal é a respiração.
CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.