CURSOS ONLINE GRÁTIS NA COMPRA DE UM DOS 1400 CURSOS ONLINE

Postura e ética profissional

Artigo por Colunista Portal - Educação - segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Tamanho do texto: A A

A ética profissional deve ser praticada em todas as áreas
A ética profissional deve ser praticada em todas as áreas
A palavra "ética" é derivada do grego e significa aquilo que pertence ao caráter, é o nome geralmente dedicado aos assuntos morais.
Abrangendo questões morais, normativas e jurídicas, a ética profissional, deve estar presente em todas as profissões, e conseguimos essas regras às vezes por meio de estatutos e códigos específicos. Em nossa vida pessoal e social, devemos sempre buscar nos comportar de maneira ética e moral.

Fazer e agir estão relacionados com nossas ações, ou seja, fazer seria competência e eficiência do profissional, e o agir seria à sua conduta e atitudes em conjunto que o profissional deve ter ao desempenhar suas atividades.

Nós podemos contribuir de maneira positiva (ou negativa) para a construção da imagem no mercado de trabalho.

Devemos lembrar também que o comportamento ético não se restringe apenas aos assuntos profissionais e sim em todo nosso comportamento de maneira geral.

Devemos lembrar que, além dos nossos clientes a conduta ética deve ser também para com os colegas de profissão, os fornecedores e aos profissionais de outras áreas, este comportamento contribui de maneira significativa para nosso sucesso.

A ética profissional deve ser praticada em todas as áreas, negócios e profissões, mas é área de prestação de serviços em especial a área da beleza que é mais notada. Como por exemplo, entre esteticista, maquiadores, cabeleireiros, depiladores, manicures e pedicuras.

Todo profissional ético e competente deseja que suas atividades aconteçam com perfeição. O ideal é não pensar somente na execução do procedimento, leve em consideração as preferências de seus clientes. Por exemplo, mesmo tendo sido procurado para realizar o design de sobrancelhas, a preferência dela seja para um formato fora do ideal, procure ouvir primeiramente e depois expor de forma simples e educada sua opinião profissional, exponha o que seria melhor, qual a finalidade, quais os resultados, claro que haverá diferenças entre as pessoas, mas se formos flexível, poderá aproveitar melhor o encontro e reforçar laços entre cliente e profissional.

Acreditar em si mesmo é um fator importante, os certificados e diplomas agregam em seu currículo, as experiências profissionais anteriores também, contudo a autoconfiança em seu trabalho faz um diferencial enorme, pois transmite segurança ao cliente, nosso posicionamento no mercado depende muito de nossa postura.

Posturas como, ser pontual entre um cliente e outro, respeitar as diferenças,

CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.