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Livro didático e Leitura

Artigo por Odair Ledo Neves - sexta-feira, 16 de novembro de 2012

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Livro didático e leitura
Livro didático e leitura
Introdução
A leitura nesse trabalho é entendida como processo de interação entre leitor e o mundo, nesse sentido acontece na relação das informações explicitas no texto em consonância com o conhecimento prévio do leitor envolvendo, para tanto, habilidades capazes de possibilitar o posicionar crítico do sujeito leitor com sua prática social.

Assim, a análise em pauta busca situar o processo de leitura a partir do livro didático e o uso desse em sala de aula, uma vez que o livro é um grande suporte de textos e a leitura precisa deixar de ser decodificação ou alfabetização escolar e torna-se um processo histórico e ideológico. Sendo assim, será dada ênfase a leitura, o uso de diferentes linguagens nesse processo e a ideologia presente no livro didático.

Adentrando O Assunto
A leitura é uma habilidade expressiva e exerce diferentes acepções atrelada a classe social que a pratica e na visão de diferentes autores somente o sujeito capaz de uma leitura crítica consegue perceber nos textos e meios midiáticos a presença da visão que uma dada classe social tem do mundo.

Quando o assunto é livro didático esse ainda reduz a leitura pela formação de sentido e significado atribuído ao texto e, cabe ao estudante desvendar e apreender tal sentido, por outro lado, o trabalho com texto funciona como pretexto para outras abordagens gramaticais ou linguísticas.

Nesse sentido, o material didático contribui para perpetuar o estado em que a sociedade se encontra passiva aos grandes acontecimentos violência, corrupção, violação dos direitos humanos, pois uma formação pela leitura é capaz de gerar a transformação social, assim nos restando uma indagação, a serviço de quem os livros didáticos estão?

Objetivo
Analisar o livro didático como suporte de leitura e suas novas abordagens.

Procedimentos Metodológicos

A metodologia que norteou o desenvolvimento desse painel se deu pela pesquisa na internet de publicações acerca do tema ideologia e livro didático a fim de construir uma análise acerca das idéias sobre leitura e suas abordagens presente no livro didático. Para tanto, partiu da leitura de diferentes artigos sobre os temos aqui apresentados.

Algumas Considerações

O livro didático é um excelente recurso de leitura, mas não pode ser encarado como via de mão única nesse processo e, a escola carece de um planejamento que desperte nos estudantes a leitura crítica das diferentes linguagens e suportes textuais. Sendo assim, é possível reconhecer a importância da leitura que vai além de decodificar e alfabetizar como tem acontecido na maioria das escolas, todavia, uma leitura comprometida com a transformação social.

Referências Consultadas

http://www.pesquisa.uncnet.br/pdf/ensinoFundamental/
LIVRO_DIDATICO_LEITURA_CRITICA.pdf
http://www.rbep.inep.gov.br

CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

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colunista

Odair Ledo Neves

Especialista em Gestão Pública pela Universidade do Estado da Bahia (2011). Especialista em Metodologia de Ensino e Pesquisa na Educação Infantil e Séries Iniciais pela Faculdade Católica de Anápolis (2009 a 2010). Graduação em Pedagogia (2005 a 2009) pela Universidade do Estado da Bahia. Licenciatura em Letras (2009 -atual) pela Universidade de Brasília - UnB. Experiência em Coordenação Escolar, Ensino das Séries Iniciais e Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio