Expectativas E Desafios Da Educação À Distância-Ead

Artigo por Solange Oliveira Santos - quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Tamanho do texto: A A


Educação à distância
Educação à distância
Resumo
Neste trabalho apresentamos um breve histórico da Educação à distância, algumas leis e as principais expectativas e desafios do curso. A pesquisa será realizada de forma bibliográfica permitindo tecer algumas questões que norteiam o processo do ensino-aprendizagem, inclusive nos induzindo a conhecer de forma minuciosa o caminho percorrido pelo mesmo e de todos os membros que fazem parte da incansável luta rumo ao sucesso. Sabe-se que a Educação à Distância (EAD) não é um instrumento recente a serviço do ensino. Seus experimentos iniciais tem passagem desde o início século XIX, ganhando impulso no fim do mesmo, na atualidade observa-se como um poderoso instrumento de ensino ainda mais quando os recursos da Informática são utilizados como ferramentas de apoio essenciais. Entretanto, dentro da EAD, os desafios a serem superados pelos indivíduos têm estreita ligação com seu histórico de vida. Sendo o objetivo principal deste trabalho, buscar fazer uma análise da educação à distância, o qual poderá servir como apoio para melhorias no sistema de ensino, onde possa contribuir com o planejamento de suas ações. Espera-se no final da leitura que este trabalho possa contribuir e aproximar acadêmicos e profissionais em torno de um único ideal, pois a dedicação e persistência, são pontos fundamentais, deste processo, pois os sujeitos envolvidos passam a ser parte integrante da sociedade e sendo incluída na mesma.

Introdução

Nesta discussão percebe-se a necessidade de repensar a modalidade de ensino, neste sentido é pensar a prática, e seu processo de desenvolvimento, principalmente em se tratando de uma formação à distância.

Conforme estudos realizados, os primeiros cursos de formação de professores em instituição de nível superior surgem no Brasil nos anos 30, conforme Candau (1998), o desenvolvimento da EAD pode ser descrito em três gerações, que sempre acompanharam os avanços e recursos tecnológicos e de comunicação de cada época.

Segundo pesquisas de Vigneron, 1986 (Universidade Metodista de São Paulo), a primeira geração é caracterizada pelo material impresso iniciado no século XIX.

A segunda geração usufruiu dos programas radiofônicos e televisivos, aulas expositivas, fitas de vídeo e material impresso. A comunicação síncrona predominou neste período. Nesta fase o Instituto Universal Brasileiro desempenhou um papel significativo em termos de ensino à distância no Brasil, estando há mais de 60 anos nesta modalidade educativa.

A terceira geração eliminou o tempo fixo para o acesso à educação, a comunicação é assíncrona em tempos diferentes e as informações são armazenadas e acessadas em tempos diferentes sem perder a interatividade. As inovações da web possibilitam avanços na educação a distância nesta geração do século XXI. Hoje os meios disponíveis: chat, teleconferências, fóruns on-line, correio eletrônico, blogs possibilitam interações multidirecional entre alunos, professores e tutores.

Todavia, o maior desafio é a mobilização para uma educação de qualidade, garantindo a articulação das políticas de educação, rompendo preconceitos e quebrando o paradigma de que o ensino a distância não tem qualidade. De acordo com, Belloni (199, p. 3), a agilidade dos meios de comunicação favoreceu, também, ao fenômeno da globalização, transformando a sociedade industrial em sociedade da informação. Sendo, o momento atual do conhecimento humano seguido de muitas transformações no que diz respeito à informação e ao conhecimento.

CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

colunista

Solange Oliveira Santos

Graduado em Biologia. UFMS, conclusão em 2011.  Pós-graduado em PNEE`S. FIC, conclusão em 2010.  Graduado em Pedagogia. UNOPAR, conclusão em 2009 2011- Concurso Prefeitura Municipal Cargo: Professora. 2010-2007 - APAE de Chapadão do Sul/MS Cargo: Professora XXIV Congresso Nacional das APAES - 2011 Botânica II e Ecologia (UFMS)- 2010 Programa de Formação de Gestores de Projetos Culturais

Fechar

Promoção * Confira o regulamento

PORTAL DA EDUCAÇÃO S/A - CNPJ: 04.670.765/0001-90 - Inscrição Estadual: 283.797.118 - Rua Sete de Setembro, 1.686 - Campo Grande - MS - CEP 79002-130 - Atendimento ao cliente