artigo

quarta-feira, 24 de outubro de 2012 - 15:37

Tamanho do texto: A A

Atitudes e Ações Motivadoras em uma Sala de Aula

por: Luana Augusta de Araújo

Sabemos que o ensino de língua estrangeira na rede regular é limitado
Sabemos que o ensino de língua estrangeira na rede regular é limitado

Este capítulo visa contribuir com os professores que têm o interesse em ajudar o aluno desmotivado e a tornar suas aulas mais atrativas. Cabe ressaltar que estas propostas são apenas sugestões de melhorias para o trabalho docente.

Sabemos que o ensino de língua estrangeira na rede regular de ensino público é limitado e pontual, porque os professores têm pouca carga horária durante a semana. Isso nos leva a refletir sobre a importância de aulas atrativas e capazes de suscitar nos discentes a vontade de aprender.

Na profissão docente, é de suma importância questionar as rotinas consolidadas na escola e/ou sala de aula por vários anos. O professor como mediador do conhecimento, deve modificar essas rotinas/ações estáticas em sala de aula, sempre que necessário.

Exercícios que nunca são modificados, atualizados e adequados a cada turma, ou aulas em que apenas o livro didático e o quadro-negro são utilizados não são bem aceitos pelos alunos de hoje. O professor precisa inovar e conquistar a confiança dos alunos.

O docente deve, sempre que possível, ser alegre, ativo e entusiasta, para que seus alunos possam se espelhar nele. Ser paciente, dar apoio e desenvolver o sentimento de autoconfiança nos alunos são características que o docente deve, também, desenvolver.

Adotar uma postura positiva e ter no rosto sempre um sorriso é fundamental para demonstrar a confiança na evolução dos alunos e, principalmente, passar a certeza de que faz o que realmente gosta: lecionar. O professor deve se preocupar em proporcionar um ambiente agradável para que o processo de aprendizagem possa ocorrer.

When you laugh, you learn better... the use of humor makes the class atmosphere more pleasant, increases interaction among teachers and students, makes learning more meaningful and enjoyable, is a useful tool to get students’ attention, motivates learners, and most of the time, pleases students. (TOSTA, s/d).

Conseguir despertar a atenção e a curiosidade dos alunos logo no começo de cada aula pode ser uma forma de cativar e envolvê-los no aprendizado. Iniciar a aula já explicando o conteúdo pode demonstrar ou conotar que o objetivo é a memorização do mesmo e não a sua assimilação total.

O desenvolvimento das atividades, a planejamento da aula, e principalmente a relação professor-aluno devem ser preocupações constantes do docente. Deve haver um cuidado com o ritmo e a forma com que são apresentados os conteúdos, além da clareza, organização e relevância na exposição dos mesmos, pois essas atitudes mantêm o interesse dos alunos.

Além das atividades planejadas para a aula, o docente deve ainda dispor de atividades suplementares para os alunos mais rápidos; que conseguem terminar os exercícios antes do resto da turma, para que estes possam se sentir valorizado ao terminar uma tarefa, e ter outro desafio a ultrapassar.

Devem ser propostas atividades que tenham sentido para o “mundo externo” dos alunos, relacionando, quando possível, conteúdos aos fatos da realidade e atividades que despertem o interesse e que sejam divertidas. Existem várias formas de uma atividade ser atrativa e despertar satisfação.

CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Luana Augusta de Araújo

Graduada pela Universidade Veiga de Almeida em Letras (Português/Inglês); Pós-graduada em Tradução pela Universidade Federal de Pernambuco, e em Língua Inglesa pela Universidade Veiga de Almeida.

Educação e Pedagogia