artigo

sexta-feira, 19 de outubro de 2012 - 15:23

Tamanho do texto: A A

Cuidados no Manuseio dos Medicamentos dos Idosos

por: Colunista Portal - Educação

Os medicamentos tomam um papel fundamental na prevenção e cura das doenças
Os medicamentos tomam um papel fundamental na prevenção e cura das doenças
O uso impróprio de medicamentos é motivo de inalterável preocupação, pela enorme ocorrência de efeitos colaterais, especialmente entre idosos. Os medicamentos tomam um papel fundamental na prevenção e cura das doenças. São mais utilizados para obtenção de benefícios como a cura, a prevenção e alívio de sintomas incômodos ou incapacitantes. Entretanto, esses devem ser utilizados mediante consulta médica e prescrição. É de fundamental importância que os benefícios esperados com o uso devem ser maiores do que os riscos decorrentes do seu emprego.

Nem todas as alterações fisiológicas ou doenças necessitam de medicamentos, alguns problemas são de permanência limitada e submergem mesmo sem a sua utilização de fármacos. Existem ainda distúrbios e doenças que podem ser controvertidos com outras terapias, tais como dietas peculiares, descanso, massagens, exercícios específicos, etc.

A utilização de medicamentos é agente de preocupação devido à elevada ocorrência de efeitos indesejados e intoxicações, que muitas vezes poderiam ser evitados em sua maioria.

Algumas propagandas por parte de fabricantes, que sugerem situações de uso indevido e/ou irracional de medicamentos, implicam para o aumento de problemas voltados à dependência e intoxicação, visto que, o uso de qualquer medicamento requer sempre muitos cuidados. Há casos em que os cuidados devem ser intensificados por terem maiores riscos de prejuízos, como é o caso de tratamentos em pessoas idosas, que possui o organismo mais debilitado.

Para evitar alguns tipos de problemas deve-se atentar para:
Em casa:
- Fazer sempre uma lista de todos os remédios que se utiliza mesmo dos que não têm prescrição. Anotando o nome, quem receitou as quantidades, os horários e até mesmo a cor e a forma de apresentação;
- Ler e guardar sempre as bulas;
- Cuidar o prazo de validade e jogar fora os remédios com validade vencida;
- Seguir os horários e quantidades de acordo com o indicado pelo médico;
- Não utilizar remédios que não sejam prescritos para a própria pessoa, ou seja, cada prescrição é individual e não é aconselhável seguir prescrições utilizadas por vizinhos ou amigos já que cada organismo responde diferentemente a uma necessidade;
- Não interromper o tratamento sem informar ao médico. Nem tomar doses diferentes do que as prescritas;
- Evitar misturar remédios com bebidas que possuam álcool.

CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Enfermagem

ASSINE E RECEBA GRÁTIS

e-Book
livro digital

Grátis um e-book mensalmente. Assine já e receba o e-book: INGLÊS PARA
NEGÓCIOS

Top10
Artigos

Receba e leia os principais artigos sobre diversos
temas. São mais de 30 áreas!

Palestras online

Assista palestras ao vivo toda quinta-feira e veja as dezenas de palestras gravadas em várias áreas

Lições de inglês

Atividades totalmente interativas para você exercitar o seu
inglês!

e-Revista
revista digital

Todo trimestre, uma nova edição sobre os principais temas de cada área. Boa leitura!