CURSOS ONLINE GRÁTIS NA COMPRA DE UM DOS 1400 CURSOS ONLINE

Análise de coleta de dados - Pessoa Jurídica

Artigo por Colunista Portal - Educação - quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Tamanho do texto: A A

São muitos os detalhes que podem compor todo o processo de análise de crédito
São muitos os detalhes que podem compor todo o processo de análise de crédito

Ao solicitar documentos para pessoa jurídica, preste atenção quanto à veracidade dos mesmos. Outros itens podem ser solicitados em um cadastro para empresas, por exemplo, depósitos e filiais, início das operações (entradas e saídas dos sócios ou acionistas), nomes e dados pessoais dos executivos autorizados a tomar decisões e assinarem pela empresa, principais produtos vendidos e comprados em importação e exportação (se este for o caso), imóveis negociados, financiamentos, empréstimos e hipotecas. São muitos os detalhes que podem compor todo o processo de análise de crédito, portanto comprová-los é imprescindível.

Análise de dados coletados – PESSOA JURÍDICA
Os sites www.sintegra.com.br e www.receita.fazenda.gov.br são usados para confirmar inscrição estadual e CNPJ das empresas, verificando desta forma sua real existência através de seus números de registro e nomes reais, data de abertura da empresa, nome dos sócios. Quanto à razão social identificada pelo contrato social é possível confirmá-la nos sites citados e também na Junta Comercial do Estado (onde todas as empresas são inscritas). 

• Alterações sociais: as empresas podem sofrer algumas alterações como incorporações, fusões (união entre empresas), cisões (separações de empresas). Neste caso é bom observar que tipo de alteração a empresa proponente de crédito sofreu e antever possíveis problemas herdados.

• Comprovantes de endereço ou instalação de pessoa jurídica: toda empresa deve ter um comprovante que indique precisamente sua localização. Para tanto são exigidos comprovantes de água, luz, telefone ou contrato de locação, onde deve constar a razão social e endereço, que deve ser tal qual citado no contrato social atualizado e deve constar igualmente no cartão CNPJ.

• Cartão CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica): é emitido pelo Ministério da Fazenda, Secretaria da Receita Federal e possui validade por todo território nacional. Contém as seguintes informações: data de abertura da empresa, número da inscrição, nome da empresa, nome fantasia, código e descrição da atividade econômica principal e das atividades secundárias, descrição da natureza jurídica, endereço, situação cadastral (ativa ou inativa). Quando um cliente trouxer este cartão com mais de três meses de data de emissão, é possível o analista de crédito obter novo cartão, para anexar ao cadastro ou apenas visualizar pelo site da Receita Federal, porque é muito importante ter em mãos as informações mais atualizadas sobre o proponente.

CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.