CURSOS ONLINE GRÁTIS NA COMPRA DE UM DOS 1400 CURSOS ONLINE

Cuidado de enfermagem ao paciente com acidente vascular encefálico (AVE)

Artigo por Karizia Vilanova Andrade - segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Tamanho do texto: A A

A maior parte dos cuidadores de quem sofreu AVE são da família.
A maior parte dos cuidadores de quem sofreu AVE são da família.
Introdução

O Acidente Vascular Encefálico (AVE) é uma perda repentina da função cerebral. Conforme visto em estudos, esse é a principal causa de lesão permanente em adultos, alarmando a necessidade de cuidados permanentes. No processo de cuidar no ambiente familiar emerge a figura do cuidador, cuja designação, em geral, é informal e depende de uma dinâmica familiar, como proximidade física e afetiva.

Objetivo

Analisar nas publicações da área da saúde, que estão no portal da Bireme, acerca da atenção ao cuidador do paciente acometido por AVE, no recorte temporal de 2005 a 2010.

Método

Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, do tipo revisão integrativa. A amostra foi composta por 10 publicações, que correspondem aos critérios: publicação na língua portuguesa e disponibilidade de texto completo do artigo online.

Resultados

Verificou-se que os estudos objetivaram compreender a vivência, experiências e sentimentos do cuidador familiar ao assumir o cuidado do doente incapacitado por AVE e o impacto da doença na família. Os sujeitos investigados das pesquisas, enquadradas nos critérios de inclusão, enfatizam a participação do familiar como cuidador do indivíduo que sofreu um AVE, quando temos que 80% dos cuidadores evidenciados nos estudos são familiares. Quanto ao perfil, quem se destacam no cuidado são as mulheres. As principais atividades executadas pelos cuidadores podem ser categorizadas nas AVDs e AIVDs.

Conclusão

Espera-se que os resultados possam oferecer subsídios para as futuras investigações na prática clínica de enfermagem a cerca do tema, contribuindo desse modo para a melhoria da qualidade de vida dessas pessoas.
CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Karizia Vilanova Andrade

Atualmente é Enfermeira da Unidade de Pronto Atendimento da Praia do Futuro. Tem experiência na área de Enfermagem neurológica, atuando principalmente nos seguintes temas: neurologia, promoção da saúde e emergência.