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sexta-feira, 5 de outubro de 2012 - 15:47

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O Ensino de Geografia em EaD

por: Luciane de Jesus Mineiro França

Estudando geografia
Estudando geografia
Atualmente, é visível a percepção quanto à preocupação com o acesso a educação para todas as pessoas. Com isso surgem diversos projetos que visam contribuir para a democratização da educação. E o ensino a distância é um exemplo. Projetos assim viabilizam a formação de profissionais técnicos através da modalidade EaD, cujo desafio está na elaboração do material didático, haja vista que, este deve constituir-se de um conjunto de ferramentas, que envolva uma linguagem adequada a fim de atingir o público-alvo e sua diversificação, além da interação professor-aluno, bem como, o entendimento do que foi formulado.

Segundo Moran (1997), esta é uma fase de consolidação do EaD no Brasil, com maior foco no ensino superior, cujo crescimento é expressivo. O Brasil aprende rápido e os modelos de sucesso são logo imitados. Alguns motivos para esse crescimento rápido é a demanda de alunos não atendidos, principalmente por motivos econômicos. Muitos alunos são adultos que agora podem fazer uma graduação ou especialização usando EaD.

A Licenciatura em Geografia na modalidade EaD se propõe a formar professores para atuar no Ensino Fundamental, Médio e Universidades e, essa formação requer o contato com equipamentos, ideias, conteúdos, metodologias que permitam a leitura e representação do espaço, de forma abrangente. Essa condição qualifica o profissional com dispositivos científicos e técnicos para interferir ética e criticamente, construindo um conhecimento que leva em consideração a preservação e a transformação da vida planetária, respeitando a diversidade sócio espacial e ambiental existente.

Este trabalho nasceu da necessidade de se chegar a uma avaliação mais profunda quanto à elaboração do material didático utilizado na Licenciatura de Geografia na modalidade a distância (EaD). Nesse contexto, a presente pesquisa justifica-se pela necessidade de estudos mais aprofundados acerca do tema proposto. Com a peculiaridade de melhor conhecer os cursos de EaD em Geografia, sob o aspecto de trabalhos que permeiam estudos sistemáticos quanto aos requisitos básicos para a elaboração do material didático utilizado nos referidos cursos voltados para o Ensino Superior, predispõe-se a investigar a diferenciação existente entre os materiais didáticos utilizados nos cursos presenciais e os que são utilizados nos cursos virtuais.

Os objetivos desta pesquisa estão embasados em, analisar o processo de elaboração dos materiais didáticos utilizados nos cursos de EaD na Licenciatura em Geografia, identificar as atividades propostas nos cursos de EaD que promovam integração no processo de ensino-aprendizagem e compreender a correlação que o material didático dos cursos de EaD proporcionam para o aluno, levando-se em conta seus conhecimentos, experiências, e, sobretudo, sua realidade.
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Luciane de Jesus Mineiro França

Luciane de Jesus Mineiro França Rua Piauí, 179 Vila Rosália 07072-210 Guarulhos, SP Fones: (11) 23825082 ou (11) 6717-5888 ou (11) 8796-6734 / e-mail: ljmfpinheiro@yahoo.com.br Objetivo: Professora de Ensino Regular, Técnico e Superior Formação: . UFMA - Geografia, 2007 . Universidade Nove de Julho - UNINOVE, SP: Pós-graduação em Formação de Docentes para o Ensino superior, conclusão em 2009.

Educação e Pedagogia