CURSOS ONLINE GRÁTIS NA COMPRA DE UM DOS 1400 CURSOS ONLINE

Modelo de Ata de Diretoria

Artigo por Colunista Portal - Educação - quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Tamanho do texto: A A

O livro da Ata é específico e deve conter folhas numeradas
O livro da Ata é específico e deve conter folhas numeradas

Introdução
Descrição do título do evento, local, data, hora, participantes.
Participantes
Nome completo/Cargo.
Agenda
Agenda/pauta da reunião: temas tratados e respectivos responsáveis.
Desenvolvimento
Descrição dos principais temas discutidos na reunião.
Conclusões
Descrição das conclusões e decisões provenientes da reunião.
Recomendações
Descrição das recomendações provenientes da reunião.
Distribuição
Pessoas a quem a Ata deve ser enviada.

 


O livro da Ata

O livro da Ata é específico e deve conter folhas numeradas e um Termo de Abertura, geralmente na folha de rosto do mesmo. Quando não houver uma folha de rosto, o Termo de Abertura deve ser lavrado na primeira folha do livro. Veja um exemplo de Termo de Abertura abaixo:



Termo de abertura:
Este livro contém cem folhas numeradas e rubricadas por mim, João da Silva, e se destina ao registro de Atas das reuniões ordinárias e
extraordinárias da empresa de Papéis e Bobinas Xerocópias.
Campo Grande, 01 de abril de 2009.
(assinatura)



Da mesma forma do Termo de Abertura, quando o livro for usado até a última folha, deverá ser lavrado um Termo de Encerramento, conforme exemplo:



Termo de Encerramento:
Eu, João da Silva, presidente da empresa de Papéis e Bobinas Xerocópias, declaro encerrado este livro de Atas, que contém 100 folhas utilizadas para os registros das reuniões e atividades desta Empresa.
Campo Grande, 09 de abril de 2010.
(assinatura)



A Procuração

Trata-se de documento que permite a uma pessoa atribuir, voluntariamente a outra, plenos poderes para representá-la.
Vejamos um exemplo de procuração:



Procuração “Ad Judicia”.

Outorgante: (nome), (nacionalidade), (estado civil), (profissão), inscrito no CPF sob o nº (informar), e no RG nº (informar), residente e domiciliado na (informar o endereço), na cidade de (informar com sigla do estado). Outorgado: (nome), (nacionalidade), (estado civil), (profissão), inscrito na OAB-MT sob o nº (informar), com escritório profissional na (informar o endereço), na cidade de (informar com sigla do estado). Poderes: Para o foro em geral, com a cláusula ad judicia – “et extra”, em qualquer juízo, instância ou tribunal, podendo para tanto ajuizar as ações competentes, inclusive as de falência, e defendê-lo(s) nas contrárias seguindo umas e outras, até decisão final, usando dos recursos legais e acompanhando-os, conferindo-lhe, ainda, poderes para confessar, desistir, transigir, firmar compromissos ou acordos, receber e dar quitação, agindo em conjunto ou separadamente, podendo ainda substabelecer com ou sem reserva de poderes, assinar termos de caução real ou fidejussória, concordar, discordar, enfim tudo mais praticar para o fiel e cabal desempenho deste mandato que lhes é conferido especialmente para (informar a destinação da procuração).
(localidade), (dia) de (mês) de (ano).
(nome do outorgante - assinar acima)

CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.