CURSOS ONLINE GRÁTIS NA COMPRA DE UM DOS 1400 CURSOS ONLINE

Liderança X Poder

Artigo por Colunista Portal - Educação - terça-feira, 25 de setembro de 2012

Tamanho do texto: A A

Liderança tem a ver com influência
Liderança tem a ver com influência

No estilo de liderança tradicional, aquela do pós-guerra, a liderança vem acompanhada do poder e é através dele que se administra. Há outro fator primordial nessa binômia Liderança e Poder que se chama Autoridade. Vamos esclarecer cada um dos três fatores e verificar suas características e aplicação na administração.

 Liderança tem a ver com influência, e através da influência e habilidade conquistamos naturalmente autoridade. Graças à autoridade, o líder consegue com que os membros da equipe façam (com boa vontade) o que ele precisa e quer. A frase que melhor define autoridade é: “Farei isso por você”!

Já o poder é a capacidade de obrigar, por causa de sua posição ou força, os membros da equipe obedecem à sua vontade mesmo que eles não prefiram fazê-la. A frase que melhor define poder é: “Faça isso, senão vai ver”!

Uma das mais importantes diferenças entre Poder e Autoridade é que o Poder pode ser dado, tirado, comprado ou vendido. Já a autoridade é a essência da pessoa, está extremamente ligado ao seu caráter.

 Mas não devemos nos enganar sobre o Poder, ele funciona. Mas o problema é que funciona por algum tempo. É possível conseguirmos as coisas na base da imposição, mas o tempo passa e as pessoas adquirem novas habilidades e o poder que você tem sobre elas também muda, ou melhor, diminui ou até mesmo acaba. Por isso a liderança é baseada na autoridade e não no poder.

Além disso, o poder traz uma conseqüência grave e por muitas vezes irreversível, ele desgasta os relacionamentos. E quando isso ocorre, acaba o respeito, a participação, a parceria e o principal a vontade de ajudar.

O poder e a autoridade não existem apenas na empresa e na vida profissional, na nossa vida pessoal também se fazem presentes. Vamos a um exemplo bem básico sobre autoridade e poder na nossa vida pessoal.

Quem nunca pediu ao filho que arrumasse o quarto? E quem nunca ouviu uma resposta do tipo “Depois eu arrumo” ou pior, finge que ouviu e ignora. O que muitos pais fazem é usar o Poder. Aí vem a seguinte frase: “Arrume seu quarto agora que estou mandando!” Seu filho imediatamente vai arrumar o quarto, mas não porque tem respeito e sim porque tem medo. Ele arruma o quarto não porque entende que um quarto arrumado tem suas vantagens, mas sim porque você quer.

O que vai acontecer é que seu filho vai crescer e se você só cultivou medo, um dia ele não arrumará o quarto e seu poder sobre ele vai acabar. Já se você como pai ou mãe tiver autoridade sobre ele, o quarto pode até demorar um pouco para ser arrumado, mas pode ter certeza que será arrumado. E o mais valioso de tudo, seus netos também terão quartos arrumados, pois você terá formado líderes.

 Mas como adquirir a autoridade? É característica de o verdadeiro líder ter autoridade mesmo sem ter poder. Na verdade, a autoridade supõe uma vida sempre limpa, coerente e comprometida. Logo, a autoridade é uma decorrência de um modo de vida, de um carisma. Madre Tereza de Calcutá, João Paulo II e muitos outros foram exemplos de vida para nós e que marcaram, não pelo poder que tinham, mas pela autoridade que carregavam dentro de si, com o exemplo de vida, de serviço, de doação e coerência de suas ações.

Existem profissionais em todas as classes e em todos os campos; como na política, na religião ou na economia que possuem cargos e fazem uso deles pelo poder e não conquistam o respeito tão desejado pelo ser humano e, há outros que os exercem muito mais pela autoridade, pela competência e são amados e respeitados.

Um novo modelo de liderança é proposto, utilizando o modelo da pirâmide invertida. É preciso ter vontade para escolhermos amar, isto é, sentir as reais necessidades e não o desejo daqueles que lidera. Para atender a essas necessidades, precisamos nos dispor a servir e até mesmo nos sacrificar. Quando servimos e nos sacrificamos, exercemos autoridade ou influência. E quando exercemos autoridade com as pessoas, ganhamos o direito de sermos chamados de líderes. Vejam a seguir a pirâmide invertida do modelo de liderança servidora.

Observa-se que hoje não há uma harmonia entre poder e autoridade, o que seria importante para que houvesse equilíbrio nas relações sociais e familiares. Em geral, quando alguém exerce um cargo e não tem autoridade, vai valer-se muito mais do poder o que, com certeza, trará sérios problemas nas suas relações.

 Como podemos ver, há diferenças significativas entre poder e autoridade e a escolha de um destes caminhos vai fazer uma grande diferença no trajeto de nossas vidas. Creio que, se cada um de nós dirigirmos nossa vida com competência e coerência, poderemos colaborar para que a autoridade se sobreponha aos desmandos do poder e, assim, estaremos contribuindo para uma sociedade mais harmônica.

CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.