CURSOS ONLINE GRÁTIS NA COMPRA DE UM DOS 1400 CURSOS ONLINE

Infecção do Trato Urinário

Artigo por Colunista Portal - Educação - terça-feira, 25 de setembro de 2012

Tamanho do texto: A A

Caracteriza-se pela presença de microrganismos nas vias urinárias
Caracteriza-se pela presença de microrganismos nas vias urinárias

A infecção do trato urinário (ITU) se configura como um dos agravos mais frequentes na prática clínica sendo observado na comunidade e em paciente hospitalizado, ocorrendo em todas as faixas etárias. Caracteriza-se pela presença de microrganismos nas vias urinárias, habitualmente, bactérias, seja na bexiga, próstata, sistema coletor ou rins, em geral, são classificadas de acordo com sua localização como ITU inferior ou superior.



Quando associada à condição pré-existente a ITU pode ser complicada aumentando assim o risco de falha na terapêutica empregada e o tempo de tratamento necessário. O microrganismo que mais frequentemente causa ITU é Escherichia coli. A ITU de repetição se deve a inúmeros fatores, e deve ser investigada.



Incidência
É variável conforme a faixa etária sendo mais comum, no primeiro ano de vida, no sexo masculino devido à maior incidência de malformações congênitas do trato urinário. Na fase pré-escolar e no adulto a incidência é maior no sexo feminino com picos no início ou relacionado à atividade sexual, durante a gestação e na menopausa. Devido aos problemas relacionados à próstata a incidência no sexo masculino volta a aumentar na faixa etária compreendida entre 50 e 60 anos. A maior incidência no sexo feminino se deve por fatores anatômicos, além de possuir a uretra mais curta que os homens, há, maior proximidade do ânus com a uretra e a cavidade vaginal, o que torna maior a possibilidade de colonização destes por enterobactérias que habitualmente causam ITU.


Classificação
Pode-se classificar o paciente com ITU de diferentes maneiras. A mais comum segue dois critérios:
- Presença de complicações;
- Localização da infecção.
Uma forma de classificar as ITUs é de acordo com a presença ou ausência de complicações (Quadro 11).
Classificação da ITU quanto à presença de complicações



ITU não Complicada
- mulheres (não grávidas);
- sem alterações anatômicas do trato urinário;
- sem alterações funcionais do trato urinário;
- sem cateteres urinários;
- sem alterações da imunidade;
- adquirida na comunidade.



ITU Complicada
- homens;
- obstrução urinária;
- alterações anatômicas do trato urinário;
- alterações na função do trato urinário;
- microrganismos resistentes;
- corpo estranho;
- imunossupressão;
- cateteres urinários;
- presença de cálculos urinários.

       

CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.