CURSOS ONLINE GRÁTIS NA COMPRA DE UM DOS 1400 CURSOS ONLINE

Teorias de enfermagem: a importância para a implementação da SAE

Artigo por Marcos Roberto de Alcantara - segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Tamanho do texto: A A

Teorias de enfermagem
Teorias de enfermagem

 RESUMO
As teorias de enfermagem representam um dos elementos que compõem a linguagem específica, objetivando consolidar a Enfermagem como ciência e arte na área da saúde. Objetivou-se realizar uma revisão sistemática da literatura sobre as teorias/teóricas de enfermagem e sua importância na implementação da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE).



Tratou-se de uma revisão de literatura exploratória e quantitativa no período de 1986 a 2011. O período da busca foi de junho de 2010 a junho de 2011, em livros da Biblioteca Julio Bordignon da Faculdade de Educação e Meio Ambiente e em periódicos da base de dados on - line da Biblioteca Virtual de Saúde. Foram localizados 1412 artigos e utilizados 32 referências. Na análise dos artigos observou-se que as teorias foram elaboradas para explicitarem a complexidade e multiplicidade dos fenômenos presentes no campo da saúde e, também, para servirem como referencial teórico/metodológico/prático aos enfermeiros que se dedicam à construção de conhecimentos, ao desenvolvimento de investigações e à assistência no âmbito da profissão, tais como a SAE. Contatou-se que grande parte dos periódicos pesquisados, os autores refere a necessidade do enfermeiro estar pautado em uma teoria de enfermagem antes implementar a SAE.




1. INTRODUÇÃO
A viabilidade da organização da assistência de enfermagem está direcionada as ações sistematizadas e inter-relacionadas, ou seja, o Processo de Enfermagem (PE) representa uma abordagem ética e humanizada de enfermagem, focando a resolução de problemas dirigidos às necessidades de cuidados de enfermagem e saúde de um cliente. A SAE é uma atividade regulamentada pela Lei do Exercício Profissional da enfermagem Segundo HORTA (1979) e DUARTE (2007). O método, mas usual no Brasil foi teorizado, estudado e desenvolvido na década de 60, por Wanda de Aguiar Horta, designado Processo de Enfermagem – PE, dirigindo a assistência ao ser humano e dividido em fase: histórico de enfermagem, diagnóstico de enfermagem, plano assistencial, plano de cuidados, evolução e prognóstico de enfermagem (VENTURINI et al., 2009).




Através da Lei do Exercício Profissional, Lei n° 7498/86, em seu artigo 8°, a legislação brasileira, dispõe: a participação do enfermeiro na elaboração, execução e avaliação dos planos assistenciais de saúde.




Resolução do COFEN
272/2002 revogada pela 358/2009, discorrendo sobre a Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) Revista Científica da Faculdade de Educação e Meio Ambiente 2(2):115-132, mai-out, 2011 Rev Cie Fac Edu Mei Amb 2(2):115-132, mai-out, 2011 nas Instituições de Saúde Brasileira vem colaborar com a necessidade desta prática pelo enfermeiro. A SAE é a principal forma para a melhoria da qualidade da assistência e fortalecimento da enfermagem como profissão (TAYLOR, 2007).



Conforme o autor acima citado os propósitos da SAE são permitir utilizar o conhecimento e habilidade de forma organizada e orientada; viabilizar a comunicação do enfermeiro com outros profissionais e demais colegas de outras especialidades, engloba os problemas atual no cotidiano do cuidado; essencial na provisão de um cuidado abrangente e qualificativo para o paciente; importante avanço no combate para a autonomia profissional e desmitifica a idéia que a pratica de enfermagem é apenas baseado na prescrição médica.



Justifica-se esta temática, em virtude de que na literatura científica não foram encontrados nenhum periódico citando a realização da SAE na região norte, e devido sua obrigatoriedade na lei do exercício profissional e da resolução do COFEN, que no qual torna obrigatória em todas as instituições de saúde publica ou privada e em qualquer ambiente em que haja cuidados de enfermagem. Desta forma, este estudo teve como objetivo realizar uma revisão sistemática da literatura sobre as teorias/teóricas de enfermagem e sua importância na implementação da SAE.

CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Marcos Roberto de Alcantara

MARCOS ROBERTO DE ALCANTARA E-mail: marcos_sandra@live.com Bacharel em Enfermagem Pós-gragraduação em Enfermagem do Trabalho - especialização lato sensu - Cursando