CURSOS ONLINE GRÁTIS NA COMPRA DE UM DOS 1400 CURSOS ONLINE

O Incentivo ao Desenvolvimento Pessoal e Profissional

Artigo por Colunista Portal - Educação - quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Tamanho do texto: A A

Os serviços de saúde necessitam apresentar grupo qualificado
Os serviços de saúde necessitam apresentar grupo qualificado

A prática e a área médica, possivelmente por força de sua própria formação, eram, até muito pouco tempo atrás demasiadamente autoritárias, prepotentes (BRASIL, 2006-a), sendo hoje, por forças das circunstâncias, obrigadas a se reciclarem em um processo de flexibilização - ou em termo mais próprio da hotelaria hospitalar: uma sensibilização -, tornando seu relacionamento mais democrático e sociável.

 

Desde as portas de entrada, os serviços de saúde necessitam apresentar um grupo qualificado para iniciar o primeiro contato (que pode ser na recepção do hospital, no pronto-socorro, no ambulatório, entre outros), portanto, esse grupo deve estar familiarizado com as tecnologias relacionais, com a elaboração e manejo de informações sobre a demanda, sobre o paciente entrante, sobre o serviço a ser executado, sobre o setor a qual o paciente deve ser conduzido, sobre a rede de saúde, sobre a proteção social ou outro tipo de apoio, se necessário.

 

Afirma Mezomo (1991) que, com a introdução das novas tecnologias, a medicina propriamente dita e os serviços médicos vêm sendo revolucionados e alterados no decorrer dos tempos, não somente pela aquisição de conhecimentos relacionados a novos métodos de transplante, nanotecnologia, etc., mas especialmente pela abordagem cada vez mais humana que se vem dando ao ambiente hospitalar.

 

É importante ampliar continuamente a qualificação técnica dos profissionais e das equipes também para as habilidades relacionais de escuta qualificada, voltando-se para a interação humanizada, cidadã e solidária com usuários, famílias e comunidade; bem como o reconhecimento e a atuação em problemas de saúde de natureza aguda ou relevantes para a saúde pública, pois tanto contribui para a assistência quanto para a formação e o fortalecimento dos profissionais individual e coletivamente.

 

CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.