artigo

quarta-feira, 11 de julho de 2012 - 20:52

Tamanho do texto: A A

Teorias e Modelos das Dificuldades de Aprendizagem

por: Colunista Portal - Educação

A criança aprende de forma ativa
A criança aprende de forma ativa

Quando se revisam as diversas definições das dificuldades de aprendizagem, em realidade, elas refletem concepções e modelos teóricos diversos, sendo a definição uma concretização dessas concepções. Isto é o que acontece com a proposta de Bártoli (1990) e Bártoli e Botel (1988).

Conceituar as dificuldades de aprendizagem , de uma maneira ou de outra, terá implicações tanto para a construção de um modelo de educação ordinário quanto para a educação especial. Ocorre que se a população que é atendida pela educação especial for grande e aumente, tratar-se-á de propor algumas reflexões a respeito. Por exemplo, Bártoli (1990) fala da existência de um terço da população nacional atendida pelo sistema educativo com algum problema de fracasso escolar, e de mais da metade da população infantil das cidades do interior.

Isso sugeriria a ideia de que as dificuldades de aprendizagem não podem ser “todas” questão da própria criança, mas que é possível conceber, de uma maneira ampla, os fatores culturais e comunitários, familiares, escolares, entre outros fatores em uma visão ecológica da aprendizagem infantil – e, portanto, das dificuldades de aprendizagem. É possível conceber a família como um sistema de organização, de comunicação e de estabilidade. Esse sistema, a família, pode desordenar a aprendizagem infantil, o mesmo que podem fazer os fatores sociais tais como a raça e o gênero na escola.

Omitir fatores sociais, econômicos ou culturais é ter uma mente estreita em relação à aprendizagem, deve ser multidisciplinar, em diálogo cooperativo na solução de problemas dentro de um marco ecológico. Este diálogo deverá ter seu enfoque em uma definição ampla dos processos de aprendizagem humana, o que orientará o tratamento das dificuldades de aprendizagem.

Segundo Bastoli (1990), Bártoli e Botel (1988), é preciso primeiro averiguar em que consiste a aprendizagem, e isto pode ser exemplificado a partir da leitura que foi se descontextualizando de seu entorno natural de aprendizagem para ser estudada no laboratório, construindo os passos progressivos e estreitos até seu domínio mecânico. Nas pessoas, se produz uma aprendizagem de forma ativa, dentro de um ecossistema único, em interação com o mesmo, no qual se vai construindo uma vida com significados, com linguagem.

Nos últimos anos, têm sido enfatizados cinco temas em relação à aprendizagem da linguagem a partir de uma perspectiva interdisciplinar, procedente de diversas disciplinas como a filosofia, a psicologia, a sociologia, a psiquiatria, a ecologia, a educação normal e especial, as ciências sociais, e que poderiam ilustrar uma visão mais ampla sobre a aprendizagem e sobre as dificuldades de aprendizagem.

O problema é que é necessária uma seleção de alguns aspectos, posto que a imagem que emerge das diversas disciplinas é fragmentada, o que obriga a repensar o problema a partir da experiência das dificuldades de aprendizagem (ADELMAN, 1992; ADELMAN e TAYLOR, 1986). Trataremos de não separar o cognitivo do afetivo; as habilidades do contexto significativo e do conteúdo; as condutas do contexto social.

Os temas que contribuem para um enfoque ecológico desta natureza podem ser sintetizados em cinco (BÁRTOLI, 1990; BÁRTOLI e BOTEL, 1988):       

       

CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Educação e Pedagogia

ASSINE E RECEBA GRÁTIS

e-Book
livro digital

Grátis um e-book mensalmente. Assine já e receba o e-book: INGLÊS PARA
NEGÓCIOS

Top10
Artigos

Receba e leia os principais artigos sobre diversos
temas. São mais de 30 áreas!

Palestras online

Assista palestras ao vivo toda quinta-feira e veja as dezenas de palestras gravadas em várias áreas

Lições de inglês

Atividades totalmente interativas para você exercitar o seu
inglês!

e-Revista
revista digital

Todo trimestre, uma nova edição sobre os principais temas de cada área. Boa leitura!