artigo

quarta-feira, 28 de março de 2012 - 16:07

Tamanho do texto: A A

Sistemas corporativos - Menos complicação e mais Gestão!

por: Mônica Vargas da Rosa

Marcador
Marcador
Ao longo dos anos a empresas vem incorporando os avanços da tecnologia de computador para fornecer as ferramentas necessárias e assim criar sistemas de informações confiáveis e eficazes. Por mais que isso seja decorrente da globalização e das mudanças no mercado corporativo, existem aquelas que olham de soslaio para uma possível implementação de sistemas de informação em seus processos, porque envolvem uma grande mudança nas estruturas institucionais e organizacionais.

Para prosperar, as empresas devem compreender e gerenciar informações sobre seus processos de negócios e mercados associados. O fato é que as empresas estão distribuídas. Os sistemas corporativos devem ser concentrados no fornecimento de sistemas de apoio à decisão, com base nas necessidades e exigências dos usuários.

O que é verdadeiramente necessário para entregar um sistema é um entendimento claro dos requisitos de negócios que se traduzirá em um sistema próprio da empresa, ai sim, podem ser definidos os requisitos de tecnologia e produtos.

“Um sistema corporativo impõe sua própria lógica sobre a estratégia, a cultura e a organização da empresa” - Davenport (1998). São sistemas desenvolvidos para atender a gestão de toda e qualquer organização, de forma integrada, trazendo transparência, rapidez e confiabilidade para as informações corporativas.

Notavelmente, é de grande importância ter um sistema corporativo desenvolvido para sua organização, pois facilita o acesso e uso constante dos colaboradores e com suas habilidades poderá alcançar as metas estabelecidas pela empresa, e, muito mais do que um modismo, a tecnologia deve ser compreendida com uma ferramenta, com seus diversos métodos para assegurar qualidade, competitividade, redução de custos e principalmente, satisfazer os desejos e anseios do cliente, que são a verdadeira razão de ser das empresas.
CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Mônica Vargas da Rosa

Administradora e especialista em EAD, tutora no Portal Educação dos cursos de Pós-Graduações em MBA Executivo em Gestão Empresarial, Gestão Pública e Gestão e Marketing Ditigal em parceria com Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Professora universitária em curso na modalidade de ensino regular. CRA/MS: 5338 @ProfMonicaVR

Administração