CURSOS ONLINE GRÁTIS NA COMPRA DE UM DOS 1400 CURSOS ONLINE

Recém-nascido: Cuidados primários com a saúde bucal

Artigo por Colunista Portal - Educação - quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Tamanho do texto: A A

O pediatra toma todos os cuidados necessários, começando pela boca
O pediatra toma todos os cuidados necessários, começando pela boca
A higiene bucal  do bebê tem início mesmo dentro da sala de parto. O pediatra toma todos os cuidados necessários, começando pela boca.

A prática de higienizar a boca do bebê deve ser feita com suavidade, evitando possíveis lacerações da mucosa bucal. Vamos livrá-lo de secreções e/ou mucosidades.

Uma sonda de tamanho adequado deverá ser passada no momento do nascimento através das narinas indo até o estômago, para verificar a permeabilidade do esôfago e das fossas nasais.

Após um parto cesáreo ou devido ao uso de analgésicos e sedativos pela mãe é comum que o bebê sofra regurgitações nas primeiras horas de vida. A aspiração suave do conteúdo do estômago ajuda a evitar essas regurgitações.

Será que meu bebê tem a língua presa?

Nos primeiros dias de vida do bebê  o “freio” da língua é bem aparente, o que dá a impressão de “língua presa”.

Muito antigamente era comum cortar o “freio” para a que a criança pudesse mamar  perfeitamente e não viesse apresentar dificuldades na fala. Podemos considerar como regra geral que, se a criança consegue colocar a língua para fora desembaraçadamente, ela não apresentará qualquer problema.

Eventualmente, o freio da língua estende-se até a ponta da língua, interferindo no movimento de protrusão (dificuldade de por a língua para fora) nesse caso, tardiamente o bebê poderá apresentar problemas na alimentação ou fala. 

A incisão precoce do freio da língua não é aconselhável. Devemos considerar a possibilidade de hemorragias ou infecções, e mesmo o relaxamento espontâneo do freio no decorrer dos primeiros meses. No entanto, se o fato persistir, uma pequena intervenção cirúrgica deverá ser realizada após os dez meses de vida.

Não podemos esquecer que nos primeiros meses de vida a ponta da língua cresce mais que o corpo da língua.
CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.