CURSOS ONLINE GRÁTIS NA COMPRA DE UM DOS 1400 CURSOS ONLINE

Sexualidade feminina no processo do envelhecimento humano

Artigo por Ezequiel da Silva - sábado, 3 de dezembro de 2011

Tamanho do texto: A A

Influência do corpo envelhecido no exercício da sexualidade feminina
Influência do corpo envelhecido no exercício da sexualidade feminina
A expectativa de vida da população está aumentando, isso significa um crescimento mais elevado da população idosa com relação aos demais grupos etários. Neste sentido, aponta-se para a relevância de se estudar o processo de envelhecimento em seus diversos aspectos.

Um destes aspectos, ainda envolto em preconceitos, tabus e clichês é a sexualidade feminina na fase da velhice. O objetivo do presente trabalho foi identificar a influência do corpo envelhecido no exercício da sexualidade feminina através de artigos pesquisados na BVS-Literatura Científica-Técnica.

O referencial teórico embasou-se nos seguintes itens: envelhecimento, sexualidade na terceira idade e sexualidade feminina. O método utilizado fora pesquisa bibliográfica, com coleta de dados feita na base de dados BVS Saúde, com linguagem em português, sem definir período, utilizando os descritores “sexualidade feminina e envelhecimento”.

Foram selecionados somente (6) seis artigos dos quarenta e oito (48) encontrados. A proposta de seleção foi delimitada pelo autor e co-autor após a leitura dos resumos das 48 publicações, tendo como critério de adesão 6 artigos que contemplavam o tema sexualidade feminina e o envelhecimento em suas características físicas, biológicas, sociais e psicológicas.

A partir da escolha definitiva das publicações, foi realizada leitura exaustiva dos mesmos, a fim de se tentar responder ao problema de pesquisa. Os artigos selecionados foram publicados nos períodos dos anos de 2006 e 2010.  As metodologias predominantes dos estudos foram os modelos de pesquisa qualitativa e quantitativa.

Os resultados formam dispostos em quadros para garantir e facilitar a acessibilidade do leitura, após uma discussão dos resultados onde apontam que há uma confusão entre os conceitos de sexo e sexualidade.

Ainda, que as mudanças biológicas influenciam no exercício da sexualidade feminina na terceira idade, principalmente no que diz respeito ao envelhecimento do corpo. Percebe-se também que o tema da sexualidade feminina na terceira idade ainda é pouco estudado, o que aponta para a necessidade de mais pesquisas neste contexto.
CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Ezequiel da Silva

Ezequiel da Silva, Enfermeiro Especialista em Gerontologia Social, Solteiro, Residente em Santa Maria-RS.