CURSOS ONLINE GRÁTIS NA COMPRA DE UM DOS 1400 CURSOS ONLINE

Como fazer exercícios abdominais de forma correta.

Artigo por Colunista Portal - Educação - terça-feira, 18 de agosto de 2009

Tamanho do texto: A A

Temos visto nas academias, nas ruas, nos parques, ouvimos pessoas dizendo que fizeram exercícios abdominais em casa, mas será que estão fazendo da forma correta?

Primeiramente precisamos definir para que devemos fazer os exercícios abdominais.

Os músculos abdominais têm uma função importante no controle postural e prevenção de lesões na coluna lombar. Evidências médicas sugerem que mais de 80% de todos os problemas de dores na coluna lombar são causados por músculos fracos no tronco. Então definimos nosso objetivo, fortalecer a musculatura para diminuir a incidência de lesões. Já é sabido pela maioria da população que os exercícios para a região abdominal não reduz as medidas corporais.

Segundo: Como devemos realizar de forma eficiente?

Ao iniciar o movimento precisamos estar em decúbito dorsal (Com as costas voltadas para o solo), mãos posicionadas atrás da cabeça ( as mãos não podem exercer pressão sobre a cabeça), encher os pulmões e soltar o ar durante a chamada fase concêntrica (durante a subida) e encher os pulmões durante a fase excêntrica (Durante a volta do movimento). Vemos que muitos alunos não fazem a respiração de forma correta, e as vezes fazer a chamada apnéia (trancam a respiração) que pode desencadear um aumento das pressões internas.

O movimento deve ser curto, você deve retirar a sua escápula do solo, sem deixar a região lombar sair do chão. (Algumas pessoas ainda conhecem as escapulas como omoplatas, nomenclatura trocada a anos pelos anatomistas). Não preciso milhares de exercícios, basta fazer bem feito. Última dica é quando for executar o movimento tente quando soltar o AR em purrar o umbigo em direção as costas, como se ele fosse encostar nas suas costas, isso fará com alguns musculos importantes para esse exercício sejam requisitados.

Vejamos o exemplo ao lado:

(Obtenha maiores informações fazendo o curso Treinamento abdominal no www.portalesporte.com.br.)

O aluno desenvolve um movimento simples, sem o auxilio das mãos atrás da cabeça, é uma variação de fácil execução.

Caso não tenha conseguido entender, procure o auxílio de um profissional de educação física, ele irá lhe ajudar a fazer de forma correta esses exercícios.

* Texto elaborado pelo tutor do portal educação e professor de educação física Diesi Souza Ventura.

CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.