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segunda-feira, 28 de janeiro de 2013 - 19:35

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Treinamento funcional e seus benefícios

por: Lydia Guerreiro

Condução de treinamentos da atividade física
Condução de treinamentos da atividade física
O treinamento funcional tem sido muito difundido nos últimos anos na área do condicionamento físico. Muitos profissionais de educação física têm aderido a essa metodologia para conduzir os treinamentos, sejam eles voltados ao desempenho esportivo ou à melhora da qualidade de vida.

Paul Chek desenvolveu um sistema de treinamento funcional focado nos movimentos fundamentais do homem primitivo e que são executados também no cotidiano do homem moderno, são eles: agachar, avançar, agachar, puxar, empurrar, levantar, saltar e girar, também chamados de movimentos funcionais.

Podemos definir movimentos funcionais como aqueles que utilizamos durante qualquer tarefa diária. Executamos esses movimentos automaticamente e esquecemos que eles foram aprendidos naturalmente, durante os primeiros passos de nossa vida, sem precisar que alguém nos ensinasse. Exemplo: correr, andar, pegar, agachar, etc.

Então podemos dizer que o Treinamento Funcional veio resgatar esses movimentos que havíamos esquecidos devido a uma série de motivos. Assim, músculos que eram exigidos, hoje estão ficando hipoativos (pouco ativo), um grande exemplo disso são os músculos dos pés.

Quando andávamos descalço eles eram solicitados, hoje andamos de sandálias, tênis, sapatos tornando esses músculos hipoativos. Pode-se dizer que treinamento funcional refere-se a um conjunto de métodos e exercícios utilizados com o fim de desenvolver as capacidades físicas (força, resistência, flexibilidade, velocidade, equilíbrio, coordenação.) do praticante de forma integral e especifica para o seu dia-dia.

Outro fato que está fazendo com que o número de praticantes seja cada vez maior é o elevado gasto energético, proporcionando aos alunos resultados significativo em relação ao emagrecimento, tendo em vista que este é o objetivo da maioria dos praticantes.

Os exercícios realizados nos aparelhos convencionais de musculação (que possuem planos e eixos de movimento direcionados) diminuem consideravelmente a exigência de equilíbrio, da coordenação e padrões complexos de ativação muscular, que são importantes para o cotidiano.
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Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

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colunista

Lydia Guerreiro

Graduada em Educacao Fisica pela UERJ e Universidade Nove de Julho (UNINOVE), devidamente registrada no Conselho Regional de Educacao Fisica do Estado de Sao Paulo (CREF 093625-G/SP). Alem da graduacao como Licenciada e Bacharel em Educacao Fisica tambem tenho formacao em Gestao de clubes e eventos esportivos. Atuo no segmento do Fitness e como Personal Trainer.

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