CURSOS ONLINE GRÁTIS NA COMPRA DE UM DOS 1400 CURSOS ONLINE

Limiares Ventilatórios

Artigo por Colunista Portal - Educação - quarta-feira, 25 de julho de 2012

Tamanho do texto: A A

A aplicação dos limiares ventilatórios vai do atleta ao cardiopata
A aplicação dos limiares ventilatórios vai do atleta ao cardiopata
Os chamados limiares ventilatórios são momentos durante o exercício progressivo onde é possível identificar a mudança de vias metabólicas predominantes de acordo com o incremento de cargas. O momento em que se atinge o primeiro limiar (limiar anaeróbio ou Lan) é marcado pela equivalência entre o consumo de O2 e a produção de CO2, a partir desse ponto o CO2 segue aumentando mais do que o VO2. Essa mudança significa que o predomínio metabólico passou de aeróbio para anaeróbio compensado, que leva esse nome em função de haver uma compensação exercida pelo bicarbonato sobre o lactato, evitando assim o estabelecimento da fadiga.

Com o contínuo aumento da carga os mecanismos de ajuste metabólico e cardiorrespiratório vão atingindo seus limites e a partir de certo momento a via metabólica predominante passa de anaeróbio compensado para anaeróbio descompensado. Esse momento é descrito como ponto de compensação respiratória (PCR), onde a fadiga passa a se estabelecer pela redução da capacidade adaptativa. Nesse ponto são observados aumentos ainda maiores da VE, quase como a única forma de adaptação em uma intensidade mais alta. Essa alteração representa a maior capacidade adaptativa do sistema respiratório, discutida inicialmente.

Entretanto, a exposição a cargas cada vez mais elevadas leva inevitavelmente à interrupção do exercício quando a máxima tolerância ao esforço é atingida. A observação desses pontos em pessoas sedentárias ocorre em média entre 50 e 70% do VO2 max e, em treinados aerobicamente, em percentuais maiores, principalmente o PCR, que pode ocorrer em atletas de fundo acima de 90%. A aplicação dos limiares ventilatórios para a prescrição de exercícios vai do atleta ao o cardiopata e acrescenta considerável precisão nas interpretações.
CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.