Mais de 900 cursos online com certificado em diversas áreas

esqueci minha senha
Sala de aula
Confira o regulamento Promoção do Mês

Notícias de Dia a Dia


Dicas para facilitar os afazeres domésticos

São tantos afazeres que muitas se perdem e não conseguem encontrar um momento sequer para dar um jeito na bagunça.


7 de fevereiro de 2012


definir tamanho aA aA


São tantos afazeres que muitas se perdem

São tantos afazeres que muitas se perdem

Com a vida agitada que a maioria das mulheres leva hoje, fica difícil deixar a casa organizada. São tantos afazeres que muitas se perdem e não conseguem encontrar um momento sequer para dar um jeito na bagunça. Assim, soluções para pequenas questões podem fazer a diferença.


De acordo com o escritor Max Sussol, autor de mais de 70 livros, "um lar organizado retrata a educação, o ‘finesse’ e o comportamento de seus habitantes". E por isso mesmo esse luxemburguês radicado no Brasil reuniu dicas para ajudar a mulherada - e os homens também, claro - a se virar melhor em casa em seu novo livro "Botando a casa em ordem - Dicas para organização, limpeza e cuidado" (Matrix, 2010).


Para Max, que é formado em filosofia, literatura e jornalismo, o senso de organização e limpeza é aprendido em casa, desde a infância. "Geralmente uma moça quando casa, leva para o seu novo lar tudo aquilo que viu de bom e de prático aprendido de sua mãe em seu habitat anterior: a organização nos armários, a limpeza dos aparelhos da cozinha, a eliminação do supérfluo, o destaque dos móveis, tapetes, cortinas e de roupas - cada coisa bem conservada e em seu lugar, torna-se um cartão de visita de um lar bem organizado".


Para quem trabalha demais ou não tem tempo de fazer aquela faxina, a dica é contar com uma ajudante - empregada doméstica ou mesmo uma diarista que apareça uma vez por semana para fazer a limpeza pesada. Se não houver recursos para bancar a tal ajudante, o jeito é se programar para que você mesma tenha condições de limpar e arrumar sua casa.


Antes de pensar que "falar é fácil, fazer é que são elas", avalie o tempo gasto com suas atividades diárias e reserve algumas horas para as atividades do lar. Segue abaixo uma agenda sugerida por Max para facilitar a divisão de tarefas. Lembre-se que é muito importante anotar tudo num caderno, assim você não se perde:


2ª feira - Lavar e passar toda a roupa


3ª feira - Fazer uma faxina completa em toda a casa; tirar o pó dos tapetes


4ª feira - Lavar os banheiros, seus espelhos e cortinas


5ª feira - Arrumar os armários e as camas; verificar e consertar roupas e calçados


6ª feira - Arrumar toda a cozinha; jogar fora o que já não for fresco e que não servir mais


Sábado - Cuidar de si mesma e dos demais membros da família; comprar flores.


Domingo - Descansar, fazer esportes, dançar, ir ao teatro, lazer


O autor afirma ser possível manter uma casa em ordem, mesmo que ali morem crianças. O segredo é a persistência. "Basta orientá-las melhor, ensiná-las com mais paciência, fazê-las respeitar a ordem, as regras, as conveniências familiares e, principalmente, com que cada criança também se sinta parte integrante de uma família responsável e exemplar".


Resolvidos esses problemas, pequenas dúvidas como "o que fazer para tirar uma mancha do tapete" podem ser solucionadas com truques registrados no livro. "O que ensino em minha obra não é bem organização, mas sim os melhores truques e dicas mágicas que podem ajudá-la a ‘virar-se melhor’ em sua casa, resolvendo problemas com insetos ou mofo, economizando na luz e água, conservando sempre bonitas suas cortinas e tapetes, sendo um exemplo de zelo e bom gosto, tão prazeirosamente aplaudida pelas suas visitas, vizinhos e próprios familiares", conta Max.


Dicas de Max
- Torneira: para que as torneiras fiquem limpas e brilhantes, aplique com uma esponja ou flanela macia um pouco de creme dental e deixe secar. Depois, passe uma flanela limpa para polir. Uma escova de dentes com detergente, amoníaco ou sabão é ideal para remover a sujeira em volta das torneiras e canoplas. Esfregue e enxágue.


- Umidade: para reter a umidade em ambientes fechados, utilize sílica-gel e cloreto de cálcio, que evitam mofo e fungos, os quais favorecem o aparecimento de traças e mau cheiro, por sua vez, provocam danos em documentos.

Fonte: vilamulher.terra.com.br


TAGS: dicas, casa, afazeres, organização, cortinas

Comentários

Escolha sua área do conhecimento