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Os Procedimentos de Cobrança

Artigo por Colunista Portal - Educação - sexta-feira, 16 de novembro de 2012

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A cobrança por carta é o primeiro contato com o cliente
A cobrança por carta é o primeiro contato com o cliente
O profissional que irá executar a cobrança deve ter algum controle para isso. Estamos falando da listagem ou planilha de clientes devedores. É um relatório que informa os débitos vencidos que entraram no dia atual e também os débitos vencidos de dias anteriores. Alguns profissionais da cobrança, principalmente os que atuam em assessorias ou call centers, dispõem de sistemas informatizados, os quais armazenam essas informações e apontam diariamente os débitos a serem cobrados; informando nome, telefone e endereço do cliente devedor.

Quanto mais informatizado o meio de trabalho, mais ágil torna-se a cobrança, devido à quantidade e qualidade das informações e sua disponibilidade imediata, bem como o relatório de acompanhamento da cobrança, (o que foi acertado anteriormente, quais os procedimentos já realizados e principalmente o perfil do cliente.).

Como abordar o cliente devedor para realizar uma cobrança?
Cobrança é recuperar valores, manter o cliente, motivar o pagamento. Não é para medir forças nem levar as coisas para o lado pessoal. Pense que o cliente problema hoje, pode ser um bom comprador amanhã, e que seu emprego existe em função da necessidade das vendas a prazo e da dificuldade em recebê-las depois.

A Cobrança Bancária é realizada quando existe um contrato de prestação de serviços ou de compra e venda, que para ser liquidado, deve ter o titulo de crédito apresentado junto à instituição financeira (bancos).

A Cobrança Simples existe devido a contrato de prestação de serviços ou de compra e venda que serviram como título de crédito, ou ainda, o pagamento será feito através de carnês, dispensando passagem pelo banco.
 
A Cobrança Caução é a cobrança de notas promissórias ou duplicatas. A empresa negocia com a instituição financeira as duplicatas ou promissórias a receber pagando um percentual sobre elas para que a instituição financeira lhe repasse os valores em dinheiro antes dos vencimentos. Quando um título não é pago, o banco debita na conta corrente da empresa o valor equivalente ao do titulo em aberto e o devolve para a empresa cobrar do cliente.
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