CURSOS ONLINE GRÁTIS NA COMPRA DE UM DOS 1400 CURSOS ONLINE

Projeto Educação Financeira

Artigo por Luiz Paulo Guimarães - quinta-feira, 28 de junho de 2012

Tamanho do texto: A A

É preciso poupar e ter sempre dinheiro
É preciso poupar e ter sempre dinheiro

SÍNTESE DO PROJETO

Finanças Pessoais, Introdução ao Sistema Financeiro e Alternativas de Investimento.

O propósito do projeto é enfatizar e discutir a importância da educação financeira para as famílias, da qualificação do profissional para sua evolução no mercado de trabalho e de poupar e investir para garantir um futuro tranquilo pós-aposentadoria.

Por que é importante a educação financeira?
“Durante as crises financeiras todos nós continuamos a comer, a escovar os dentes….”, disse recentemente o Presidente da P&G em reportagem do Valor Econômico. Na verdade, desde criança ensinam-nos a ter cuidados com a escovação de dentes, cuidados com a alimentação, cuidados com a saúde, cuidados com o vestuário.

Já se deram conta de que todos os cuidados acima envolvem dinheiro? São, portanto, problemas de ordem financeira e nem sempre somos treinados a lidar e conversar sobre o dinheiro. Entramos na escola, aprendemos as disciplinas regulamentares, a trabalhar em grupo, a conviver em sociedade. Entretanto, há uma lacuna em nosso ensino tradicional, pois não somos treinados a administrar nossa saúde financeira.

Essa carência no ensino fez com que, a partir de meados de 2009, início de 2010, o Governo Federal tenha iniciado a investir, em parceria com o Banco Mundial, na capacitação de professores para ministrar educação financeira nas escolas públicas. Era, então, previsto que o projeto piloto iniciaria com alunos do segundo ano do ensino médio, a partir de 2012.

Entendendo a importância do assunto para a gestão de pessoas, algumas empresas privadas estão se movimentando e palestras sobre educação financeira já chegam ao chão de fábrica. Da mesma forma, as empresas públicas e as Forças Armadas preocupam-se em transmitir tais conhecimentos para o seu pessoal civil e militar. O projeto “educação financeira” é desenvolvido em três módulos, através de palestras presenciais.
CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Luiz Paulo Guimarães

Oficial da Marinha do Brasil, especializado em finanças. Formação e pós graduação em Administração de Empresas. Ex Diretor Administrativo-Financeiro de empresa estatal e de empresas privadas. Atualmente: Gerente de Projetos Especiais na MB. Palestrante de Educação Financeira. Livros "Educação Financeira em 3 Capítulos" e "Manual de educação financeira para adolescentes e jovens casais"