CURSOS ONLINE GRÁTIS NA COMPRA DE UM DOS 1400 CURSOS ONLINE

Séries Uniformes

Artigo por Colunista Portal - Educação - quinta-feira, 19 de abril de 2012

Tamanho do texto: A A

Os fluxos ocorrem a intervalos ou períodos iguais
Os fluxos ocorrem a intervalos ou períodos iguais
Alguns conjuntos de fluxos de caixa possuem características de uniformidade que permitem o seu tratamento conjunto, para o cálculo de valores equivalentes no presente e no futuro.

Essas características são:
Finitude: o número de fluxos é finito;
Constância: os fluxos têm o mesmo valor, são constantes;
Periodicidade: os fluxos ocorrem a intervalos ou períodos iguais.

Os conjuntos de fluxos de caixa com as características apresentadas constituem as chamadas séries uniformes ou rendas.

As séries uniformes são constituídas, tanto nas operações de recuperação de capital (amortização) como nas de formação de capital (capitalização). Nas operações de amortização (empréstimos, financiamentos, etc.) o valor a ser amortizado é anterior à série, é a sua causa, e recebe o nome de Valor Atual ou Valor Presente (PV) de uma série.

Nas operações de capitalização, o capital formado é posterior à série, é a sua consequência, e recebe o nome de Montante ou Valor Futuro (FV) da série. Os fluxos de caixa que constituem a série são denominados Termos ou Pagamentos (PMT); o número de termos (n) e a taxa no período (i) são os demais elementos de uma operação com séries uniformes.

As séries uniformes classificam-se em Antecipadas, Imediatas (Postecipadas) e Diferidas em função da época em que ocorrem os seus fluxos.
CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.