CURSOS ONLINE GRÁTIS NA COMPRA DE UM DOS 1400 CURSOS ONLINE

Matemática Financeira

Artigo por Colunista Portal - Educação - quinta-feira, 19 de abril de 2012

Tamanho do texto: A A

Matemática Financeira
Matemática Financeira
A Matemática Financeira é uma ferramenta útil na análise de algumas alternativas de investimentos ou financiamentos de bens de consumo. A ideia básica é simplificar a operação financeira a um Fluxo de Caixa e empregar alguns procedimentos matemáticos.

Há alguns elementos básicos na matemática financeira e que estão presentes no dia a dia da gestão financeira, entre eles temos percentual, juros (simples e composto), capital, montante, taxa, desconto, fluxo de caixa e diversos outros.

O conceito mais básico e elementar na matemática financeira é o conceito de porcentagem; precisamos dele em todas as operações financeiras, mas o que é porcentagem?

Porcentagem é uma medida com base 100 onde se expressa uma relação entre dois valores. 

O símbolo que representa a porcentagem é “%”. É importante ter em mente que x%, corresponde a: x ÷ 100 = 0. Trocando por números, por exemplo: 30% = 30 ÷ 100 => 0,3

Entendido porcentagem vamos aos demais conceitos a começar pelos Juros.

É bastante antigo o conceito de juros no mundo financeiro, tendo sido amplamente divulgado e utilizado ao longo da História. Esse conceito surgiu naturalmente quando o Homem percebeu existir uma estreita relação entre o dinheiro e o tempo. Processos de acumulação de capital e a desvalorização da moeda levariam normalmente à ideia de juros, pois se realizavam basicamente devido ao valor temporal do dinheiro. 

E foi exatamente o conceito de juros que impulsionou a gestão financeira suportada pela matemática financeira.
CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.