CURSOS ONLINE GRÁTIS NA COMPRA DE UM DOS 1400 CURSOS ONLINE

Educação Ambiental

Artigo por Colunista Portal - Educação - terça-feira, 18 de maio de 2010

Tamanho do texto: A A

A preocupação do homem com o meio ambiente surgiu por volta do ano de 1970, quando a população humana beirava os 4 bilhões de habitantes. Posteriormente, no ano de 1977 ocorreu na cidade de Tbilissi, capital da Geórgia (antiga República da U.R.S.S.) o primeiro evento voltado exclusivamente para a Educação Ambiental. No Brasil a lei 6.938/1981 estabelece em seu artigo 2°, parágrafo X, que a Educação Ambiental deve ser abordada em todos os níveis de ensino, inclusive a educação da comunidade, objetivando capacitá-la para participação ativa na defesa do meio ambiente.

Em 1988, com a promulgação da Constituição Federal, o artigo 225 em seu parágrafo X novamente estabelece que a Educação Ambiental seja promovida em todos os níveis de ensino. Mesmo datando cerca de 22 anos desde que a Constituição Federal foi estabelecida, ainda hoje muitas escolas não adaptaram seus currículos de forma a contemplar a inclusão da Educação Ambiental nos conteúdos programáticos das disciplinas. Cabe ainda ressaltar que a abordagem da Educação Ambiental deve ocorrer em caráter multidisciplinar, ou seja, não deve ficar restrita aos professores de Ciências e Biologia.

Parte deste problema, tem sua raiz no fato de que grande parcela dos Professores se sente despreparada para incluir o tema em suas aulas, uma vez que o Estado raramente oferece capacitação a estes profissionais. Outro aspecto a ser considerado é o da falta infra-estrutura, porém no caso da Educação Ambiental, este não parece ser o maior problema. A Educação Ambiental ensinada em sala de aula (entende-se aqui "que deveria ser ensinada"), constitui o que conhecemos como Educação Ambiental Formal, essencial para a nossa formação como cidadãos. Existe ainda o âmbito que conhecemos como Educação Ambiental Não-Formal, relacionado com as experiências do dia-a-dia envolvendo nossas avós, pais, amigos e ainda infnormações que têm como fonte a internet, livros e revistas, tão importante quanto a educação oferecida no ambiente escolar.

Muitos especialistas afirmam que a solução de nossos maiores problemas ambientais passa, ao menos em um primeiro momento, pelo surgimento de uma geração ambientalmente consciente. Daí a grande importância de que a Educação Ambiental, garantida por lei, possa ser fomentada de forma abrangente durante toda a nossa educação básica e nível superior.

Autor: Carlos Rodrigo Lehn, Biólogo, Tutor EAD.

CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.