CURSOS ONLINE GRÁTIS NA COMPRA DE UM DOS 1400 CURSOS ONLINE

Síndrome de Patau

Artigo por Colunista Portal - Educação - segunda-feira, 13 de abril de 2009

Tamanho do texto: A A

A síndrome de Patau ou trissomia do cromossomo 13 descoberta pelo geneticista alemão Klaus Patau, define-se como uma desordem cromossomal e após ser muito estudada tem seu quadro clínico bastante preciso. A causa da síndrome á disjunção dos cromossomos durante a anáfase 1 da mitose, resultando em gametas com 24 cromátides e gerando o cariótipo 47XX +13 (Figura 25). A incidência é de 1 caso a cada 6.000 nascimentos.

A síndrome pode ser associada à idade avançada da mãe, que acima dos 35 anos tem 40% de chances de gerar um filho com essa síndrome. Essa correlação é feita, pois mulheres acima dessa idade estão mais propícias a ocorrência da não disjunção dos cromossomos em seus óvulos. Já que, a mulher matura apenas um ovócito por vez (por ciclo/mês) enquanto o homem matura milhões de espermatozóides por dia. Portanto quando um espermatozóide apresenta alguma alteração, como alteração numérica, ele tem chances mínimas de fecundar um óvulo. Logo, um espermatozóide normal sempre terá mais chances de fecundar um óvulo do que um espermatozóide com alguma alteração.

O portador dessa síndrome apresenta fenótipo característico como fendas labiais e palato fendido, punhos cerrados, orelhas mal formadas e com baixa implantação, sindactilia (sobreposição do quinto dedo ao terceiro e quarto dedo das mãos e/ou pés).  Os portadores ainda apresentam más formações do sistema nervoso central, retardamento mental acentuado, defeitos cardíacos congênitos, defeitos urigenitais, sendo que nos meninos ocorre a criptorquidia (quando não há a descida correta do testículo para o escroto), e nas meninas útero bicornado e ovários hipoplásticos; além de problemas oculares e rins policísticos.

CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.