CURSOS ONLINE GRÁTIS NA COMPRA DE UM DOS 1400 CURSOS ONLINE

Direito Ambiental: problemas ambientais com o homem

Artigo por Colunista Portal - Educação - segunda-feira, 21 de julho de 2008

Tamanho do texto: A A

Para que se possa estudar, compreender e, sobretudo, aplicar o Direito Ambiental nos casos práticos, é necessário um entendimento do que seja Meio Ambiente e quais são seus elementos formadores. Como funcionam os processos e interações ecológicas, sob pena de se elaborar e utilizar leis e normas ambientais sem a sensibilidade necessária e sem uma visão crítica e integrada da problemática que a envolve. O Direito Ambiental é relativamente recente no Direito brasileiro. Ele é um direito da Terceira Geração, o que significa dizer que ele é um direito difuso, ou seja, seus efeitos são indivisíveis e não se aplicam somente a um indivíduo, mas a toda coletividade.

O Direito Ambiental caracteriza-se pela sua interdisciplinaridade, ou seja, depende dos conceitos e conhecimentos de outras ciências, como ecologia, botânica, química, engenharia florestal etc. Só pelas informações técnicas fornecidas por essas ciências é que se poderia proteger em juízo o meio ambiente. O Direito Ambiental é a ciência que estuda os problemas ambientais e suas interligações com o homem, visando a proteção do meio ambiente para a melhoria das condições de vida como um todo. Esta ciência tem como base estudos complexos que envolvem várias ciências como biologia, antropologia, sistemas educacionais, ciências sociais, princípios de direito internacional entre outras, sendo fundamental que se tenha uma visão holística para o desenvolvimento de seu estudo, não podendo ficar em conhecimentos fragmentados, sob pena de não conseguir atingir a finalidade principal que é a proteção do meio ambiente.

Devemos lembrar que o Brasil ainda possui grandes reservas florestais que guardam enorme potencial econômico e biológico, objeto de estudos no mundo todo, de forma que tem condições de projetar seu desenvolvimento em harmonia com a exploração de seus recursos naturais, preservando-os o melhor possível, nunca se esquecendo dos exemplos desastrosos de muitos países chamados hoje “desenvolvidos”, que se encontram em lastimável situação de degradação natural. Seus tristes exemplos não nos servem, podendo apenas ser tomados como parâmetros para se evitar o mesmo caminho que seguiram. Portanto, o Direito Ambiental é de suma importância e deve merecer atenção de todos nós.

Portal Educação

CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.