CURSOS ONLINE GRÁTIS NA COMPRA DE UM DOS 1400 CURSOS ONLINE

Sistemas construtivos sustentáveis

Artigo por Colunista Portal - Dia A Dia E Estética - segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Tamanho do texto: A A

A iniciativa de oferecer produtos que são ecologicamente corretos  acaba por fomentar todo o si
A iniciativa de oferecer produtos que são ecologicamente corretos acaba por fomentar todo o si
Estamos vivenciando uma época que saltam aos nossos olhos as evidências de longos anos em que o homem agiu sem preocupar-se com as consequências de seus atos.

O progresso nos diversos setores da cadeia produtiva foi intenso nas últimas décadas, e só aconteceu graças às enormes reservas de recursos naturais e matérias-primas encontradas na natureza.

Toda causa tem seu efeito, ou seja, toda ação gera uma reação em igual ou superior proporção. É justamente isso que podemos comprovar com as respostas que o meio ambiente está nos mostrando. As pequenas alterações nas estações do ano, as catástrofes em diferentes pontos do globo, o efeito estufa, o degelo das calotas polares, entre outros, são constantes assuntos de noticiários e pauta de estudos e conferências.

Todos esses problemas tem origem nas práticas que foram e continuam sendo desenvolvidas pelo homem, tanto nas suas intervenções no ecossistema para criar seu habitat, quanto nas práticas de extração de matéria-prima e industrialização de manufaturas.

Ainda que seja bastante recente a preocupação com esses fatores de degradação, alguns movimentos despontaram com o objetivo de buscar meios de amenizar todo esse tempo de agressão imposta pelo homem ao meio ambiente.

Dentro da construção civil, o tema sustentabilidade ganha espaço e novos adeptos. A grande verdade é que já existem diversas indústrias que oferecem produtos que atendem aos quesitos de sustentabilidade.

A iniciativa de oferecer produtos que são ecologicamente corretos, recicláveis e reaproveitáveis, acaba por fomentar todo o sistema produtivo e construtivo, pois os empreendimentos passam a ter uma durabilidade maior e também a possibilidade de adaptação e reciclagem, parcial ou total de alguns elementos. Essas são premissas essenciais para o desenvolvimento da sustentabilidade.

.



CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Colunista Portal - Dia A Dia E Estética

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.