CURSOS ONLINE GRÁTIS NA COMPRA DE UM DOS 1400 CURSOS ONLINE

Breve histórico do desenvolvimento sustentável

Artigo por Colunista Portal - Educação - sexta-feira, 12 de abril de 2013

Tamanho do texto: A A

O objetivo da Conferência foi a renovação do compromisso político com o ambiente
O objetivo da Conferência foi a renovação do compromisso político com o ambiente
A percepção das limitações do modelo de desenvolvimento tecnológico e econômico em relação ao conjunto de problemas interdependentes associados à degradação dos recursos ambientais, essenciais à sobrevivência humana, e a pressão dos movimentos sociais de vários países, em especial do hemisfério Norte, levaram à realização da 1a Conferência Internacional sobre Meio Ambiente Humano, em 1972, Estocolmo/Suécia.

Essa primeira Conferência Internacional sobre Meio Ambiente Humano teve como documento final a Declaração das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano que delimita uma via intermediária entre o pessimismo dos malthusianos - que advertiam sobre a possibilidade de esgotamento dos recursos ambientais – e o otimismo dos cornucopianos – que depositavam fé nas soluções da tecnologia, ao promover um desenvolvimento socioeconômico equitativo, ou ecodesenvolvimento, termo que posteriormente é rebatizado como desenvolvimento sustentável, por pesquisadores anglo-saxões (SACHS, 2007). Desde então, é crescente a busca de novos modelos de desenvolvimento que aproximem critérios ecológicos e os processos econômicos à existência da espécie humana.

O conceito de sustentabilidade proposto pela Organização das Nações Unidas foi difundido pelo Relatório da Comissão Brundtlandt, publicado sob o título “Nosso Futuro Comum”. Esse Relatório foi o resultado de estudos e pesquisas realizados entre 1983 e 1987 sobre a situação ambiental e econômica do planeta, e serviu como base para as discussões que ocorreram na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, a Rio 92.

Na Rio 92, a Comissão Mundial Sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento adota o conceito de desenvolvimento sustentável como o desenvolvimento que satisfaz as necessidades do presente sem comprometer a capacidade de as futuras gerações satisfazerem as suas próprias necessidades.

Entre os dias 13 a 22 de junho de 2012, na cidade do Rio de Janeiro, foi realizada a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável , a Rio+20, e assim foi conhecida porque marcou os vinte anos de realização da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio-92) e contribuiu para definir a agenda do desenvolvimento sustentável para as próximas décadas.

O objetivo da Conferência foi a renovação do compromisso político com o desenvolvimento sustentável, por meio da avaliação do progresso e das lacunas na implementação das decisões adotadas pelas principais cúpulas sobre o assunto e do tratamento de temas novos e emergentes, tendo dois temas principais:

- A economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza; e

- A estrutura institucional para o desenvolvimento sustentável.
CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.