CURSOS ONLINE GRÁTIS NA COMPRA DE UM DOS 1400 CURSOS ONLINE

Plastídeos

Artigo por Colunista Portal - Educação - segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Tamanho do texto: A A

Os plastídeos fazem parte da célula vegetal
Os plastídeos fazem parte da célula vegetal
Os plastídeos compreendem uma família de organelas típicas dos vegetais, na qual os cloroplastos são os membros mais conhecidos. Os plastídeos estão presentes em todas as células vegetais vivas, sendo característicos para cada tipo de célula. Todos osplastídeos apresentam características em comum. De forma mais curiosa ainda, aqueles plastídeos encontrados em uma determinada espécie de vegetal contêm inúmeras cópias de um mesmo genoma e são circundados por um envoltório formado por duas membranas concêntricas.


Os plastídeos, também chamados de plastos, apresentam maior tamanho que as mitocôndrias. Os principais plastídeos existentes: os leucoplastos, que são desprovidos de pigmentos fotossintetizantes e os cromoplastos, dos quais o mais comuns são os cloroplastos ricos em clorofila, que por sua vez constitui-se no principal pigmento fotossintético.


Para que a fotossíntese seja realizada, é necessário que haja um receptor para a energia luminosa, papel este desempenhado pelas clorofila, que também atribui a cor verde a este plastídio. Os cloroplastos geralmente apresentam uma forma semelhante a um disco (discoide) e medem aproximadamente entre 3 e 6 micrômetros (Raven et al. 2001). Uma única célula do mesofilo, região que se situa entre a epiderme das duas faces da folha, pode apresentar entre 40 e 50 cloroplastos. Segundo Raven et al.(2001), um milímetro quadrado de folha pode apresentar até 500.000 cloroplastos.


Influenciados pela luz, os cloroplastos podem rearranjar-se nas células, de forma a maximizar a utilização da energia luminosa disponível, podendo, por exemplo, dispor-se paralelamente à superfície da folha sob forte intensidade luminosa, e em caso de intensidade luminosa baixa ou média, podem posicionar-se próximo e paralelamente às paredes celulares.


Internamente, o cloroplasto possui uma estrutura complexa. O estroma, substância fundamental dos plastídeos, é atravessado por um elabordo sistema de tilacóides, apresentando-se em pilhas de tilacóides discoides, de certa forma semelhantes a uma pilha de moedas, os grana (plural de grânulo) e tilacóides de estroma.
CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.