CURSOS ONLINE GRÁTIS NA COMPRA DE UM DOS 1400 CURSOS ONLINE

Ofidismo: O que é?

Artigo por Colunista Portal - Educação - quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Tamanho do texto: A A

O veneno das serpentes é uma secreção tóxica
O veneno das serpentes é uma secreção tóxica
Animais peçonhentos são aqueles com capacidade para injetar o veneno. O veneno das serpentes é uma secreção tóxica produzida pelas glândulas de veneno, situadas abaixo e atrás dos olhos e estão em conexão com as presas inoculadoras. É um líquido viscoso, branco ou amarelo, resultante de uma mistura de muitos protídeos, uns tóxicos e outros inócuos, e de substâncias orgânicas e inorgânicas micromoleculares. A quantidade de veneno inoculada depende do período entre uma picada e outra, bem como da primeira e das subsequentes picadas, quando realizadas no mesmo momento.

Em muitas serpentes o veneno tem ação paralisante. Em outras, o veneno possui também ação digestiva, atuando no desdobramento das substâncias orgânicas através de fermentos digestivos muito ativos. A digestão é facilitada pela inoculação da peçonha, anterior à ingestão da presa. O veneno posto sobre a pele não causa dano, mas sobre mucosas pode produzir inflamações, podendo penetrar na corrente sanguínea pelos capilares. Nos olhos, pode causar conjuntivite. Para remover o veneno da pele, basta lavar com água e sabão.

Ofidismo é o mal causado pelas serpentes quando mordem ou picam, as serpentes de Colubridae e Elapidae mordem e da Viperidae, picam. O bote das serpentes geralmente alcança o equivalente à metade do seu comprimento. A maioria das serpentes é muito lenta para alcançar um ser humano que corra delas. A exceção é a mamba negra africana, capaz de se deslocar a 6 metros por segundo (20 km/h). A maioria das serpentes pica apenas uma vez, a menos que seja perseguida ou atacada.

As serpentes predam uma grande variedade de animais, principalmente algumas consideradas pragas para os seres humanos como os ratos, e são muito importantes controladoras de populações na natureza. Elas ainda atuam no controle de populações de outras serpentes, alimentando-se delas. Portanto, as serpentes não devem ser mortas deliberadamente.

As serpentes são solitárias e machos e fêmeas se encontram apenas para reprodução. Dessa forma, a probabilidade de encontrar outra serpente no mesmo local é baixa. Ao encontrar uma serpente, só tente capturá-la se estiver causando algum incômodo. Assim como outros animais silvestres, as serpentes só picam se sentirem ameaçadas.
CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.