CURSOS ONLINE GRÁTIS NA COMPRA DE UM DOS 1400 CURSOS ONLINE

Microbiologia do Ar e a Transmissão de Doenças

Artigo por Colunista Portal - Educação - sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Tamanho do texto: A A

O ar não é um meio pelo qual possam crescer microrganismos
O ar não é um meio pelo qual possam crescer microrganismos

Os microrganismos são capazes de se adaptar a vários ambientes, inclusive ao ar. A diversidade e população microbiana do ar são transitórias e variáveis. O ar não é um meio pelo qual possam crescer microrganismos, mas é portador de poeira e partículas que podem estar carregadas desses agentes.

Os microrganismos podem ser transportados nas partículas de pó, em grandes gotas que se sedimentam rapidamente e em núcleos de gotas líquidas. Os organismos introduzidos no ar podem ser conduzidos ao longo de poucos centímetros ou mais quilômetros. (PELCZAR, 1996).

Os microrganismos que são transmitidos no ar podem morrer imediatamente, mas há microrganismos muito resistentes ao ambiente que podem sobreviver de semanas a meses. Alguns microrganismos podem produzir toxinas que podem causar várias doenças por envenenamento bacteriano.

O destino final dos microrganismos transportados no ar é governado por um conjunto complexo de circunstâncias que inclui umidade, temperatura, quantidade de luz solar e tamanho de partículas portadoras de microrganismos. A natureza dos microrganismos também é importante.

Por exemplo, os organismos que formam esporos ou cistos provavelmente sobrevivem no ar por um longo período de tempo. (PELCZAR, 1996a). A microbiologia do ar ou aeromicrobiologia tem importância na saúde pública e a disseminação de doenças de veiculação aérea e na economia e na criação de animais.

Vários microrganismos como bactérias e fungos de veiculação aérea podem causar doenças em animais que fazem parte da cadeia alimentar humana.

Dentre as doenças mais acometidas são a tuberculose bovina (Mycobacterium bovis), Brucelose (Brucella sp), Salmonellose (Salmonella sp) e Aspigilose (Aspergillus sp). Na agricultura há várias doenças vegetais que acometem lavouras de milho (Puccina sorghi), aveia (Puccina coronata), maçã (Gymnosporum sp) e batata, causando podridão (Phytophta infestans).

CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.