artigo

terça-feira, 1 de janeiro de 2008 - 00:00

Tamanho do texto: A A

Podzolização

por: Colunista Portal - Educação

As qualidades do solo dependem da rocha-mãe subjacente e do clima. Sob condições moderadas e temperadas de temperatura e precipitação, grãos de areia e partículas de argila resistem ao intemperismo e formam componentes estáveis da estrutura do solo. Em solos ácidos, contudo, as partículas de argila quebram-se no horizonte A do perfil do solo, e seus íons solúveis são transportados para baixo e depositados nos horizontes inferiores. Este processo, conhecido como podzolização, reduz a capacidade de intercâmbio catiônico e, consequentemente, a fertilidade das camadas superiores do solo.

Solos ácidos ocorrem principalmente em regiões frias onde árvores coníferas dominam as florestas. A lenta decomposição da serrapilheira produz ácidos orgânicos. Além disso, a precipitação normalmente excede a evaporação em regiões de podzolização. Sob estas condições úmidas, devido á água mover-se continuamente para baixo através do perfil do solo, pouco material formador de argila é transportado das rochas que sofreram intemperização embaixo para os horizontes acima.

CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Biologia